Saúde

Estado mantém diálogo com Martagão Gesteira na garantia de assistência pediátrica, diz Secretaria da Saúde

Ilustrativa/Pixabay
Secretaria da Saúde se manifestou após anúncio do fechamento dos leitos de UTI do Martagão Gesteria  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa/Pixabay
Cauan Borges

por Cauan Borges

[email protected]

Publicado em 29/11/2024, às 15h00



A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) se manifestou, nesta sexta-feira (29), após o anúncio do possível encerramento do contrato de serviços da UTI cardiológica do Hospital Martagão Gesteira, unidade de saúde especializada em terapia intensiva pediátrica.

Em nota, a secretaria destaca que “reconhece a excelência no atendimento pediátrico oferecido pelo Hospital Martagão Gesteira“, e que continuará mantendo contato com a instituição de saúde para entender todas as complicações em torno da gestão do local.

Diante do indicativo da unidade de fechamento dos últimos leitos de UTI, a Sesab reitera o compromisso do Governo do Estado em garantir a assistência pediátrica de média e alta complexidade, com o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, e o Hospital Ana Nery, em Salvador, como referências estaduais. Ambas as unidades estão plenamente aptas a realizar cirurgias cardíacas pediátricas e oferecer cuidados intensivos“, destacou a entidade em nota.


A situação do Martagão Gesteira é considerada crítica, segundo uma denúncia encaminhada à equipe do BNews. A administração do hospital prevê que terminará o ano de 2024 com um déficit de R$ 15 milhões. Por conta dessas limitações, a unidade de saúde precisou fechar 20 leitos de terapia intensiva e 39 leitos de enfermaria pediátrica, o que reduziu a capacidade de atendimento. 

O credenciamento cardíaco com a Sesab está há 12 anos sem reajuste, apesar do aumento dos custos com a saúde no país, de acordo com a assessoria do Martagão Gesteira. Para resolver essa pendência, o hospital espera o novo credenciamento junto à Sesab para obter mais recursos “que correspondam aos gastos atuais”.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp