Saúde

Estudo revela que lavar as frutas não é suficiente para remover pesticidas; saiba detalhes

Ilustrativa / FreePik
Pesquisadores informaram que pesticidas ficam nas frutas e somente lavar elas não é suficiente  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / FreePik
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 13/08/2024, às 13h49



Lavar as frutas assim que chegar do mercado é de extrema importância, no entanto, um novo estudo realizado no Nano Letters da American Chemical Society, revelou que essa medida não é suficiente para tirar os produtos químicos tóxicos e pesticidas presentes nos alimentos.

Segundo os pesquisadores, que realizaram estudos através de uma tecnologia para detecção química, é preciso remover a casca das frutas, especialmente das maçãs, para se livrar de pesticidas.

O novo estudo mostrou como os pesticidas ficam na casca da maçã mesmo após a lavagem com água, e também penetram a camada para a polpa da fruta. Então, remover a casca seria, de acordo com os pesquisadores, fundamental para diminuir o risco de contaminação.

No entanto, a pesquisa apresenta problemáticas, tendo em vista que a casca nas frutas possuem valores nutricionais fundamentais para o corpo humano, entre eles a da absorção de fibras, que regula a saúde intestinal além de ajudar no controle do colesterol.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp