Saúde

Estudo revela que somente 15 minutos de ioga por dia ajuda a prevenir doenças cardiovasculares

Ilustrativa / Pixabay
A prática, que surgiu na Índia antiga, pode reduzir a pressão arterial, a frequência cardíaca em repouso e melhorar o risco cardiovascular de uma pessoa em 10 anos  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / Pixabay
Bruno Guena

por Bruno Guena

[email protected]

Publicado em 29/12/2022, às 14h11


FacebookTwitterWhatsApp

Um estudo publicado na revista científica Canadian Journal of Cardiology revela que adicionar ioga no cotidiano pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares. A prática, que surgiu na Índia antiga, pode reduzir a pressão arterial, a frequência cardíaca em repouso e melhorar o risco cardiovascular de uma pessoa em 10 anos.

Além de ser um ótimo alongamento, estudos anteriores apontaram que a atividade pode ajudar a amenizar os sintomas de fibrilação atrial e diversas condições de saúde mental.

Para analisar se a prática regular de ioga tem algum benefício cardiovascular, os especialistas recrutaram 60 pessoas com pressão alta e síndrome metabólica previamente diagnosticada para um programa de treinamento de exercícios. Em três meses, os participantes foram separados em dois grupos, que fizeram 15 minutos de ioga estruturada ou alongamento, além de 30 minutos de treinamento aeróbico cinco vezes por semana.

Os resultados mostraram que, em ambos os grupos, houve redução da pressão arterial sistólica e diastólica em repouso, da pressão arterial média e da frequência cardíaca. Contudo, somente os voluntários que fizeram ioga tiveram maior redução da pressão arterial sistólica - 10 mmHg versus 4 mmHg com alongamento -, diminuição da frequência cardíaca em repouso e do risco cardiovascular de 10 anos, avaliado por meio da pontuação de risco de Reynold.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp