Saúde

Exames de mamografia são ofertados gratuitamente; saiba como agendar

Divulgação/Sesab-Ba
Mamografia de rastreamento permite identificar melhor as lesões mamárias em mulheres, reduzindo as chances de morte por câncer de mama  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Sesab-Ba

Publicado em 05/01/2023, às 20h06 - Atualizado às 20h07   Cadastrado por Lorena Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Exame de rotina voltado para mulheres maiores de 49 anos e sem sintomas de câncer de mama, a mamografia de rastreamento é decisiva para identificar riscos da doença. O exame vem sendo oferecido pela Maternidade Regional de Camaçari (MRC), no bairro do Jardim Limoeiro, com realização de até 180 procedimentos mensais.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), interessadas em fazer o exame devem marcá-lo por e-mail. No dia e horário agendado com a equipe, a entrada se dará pelo ambulatório da maternidade. Para agendar, é necessário ser mulher, ter mais de 49 anos, apresentar documento original com foto, nº do cartão SUS e a requisição médica (chamada de APAC). É recomendável levar a mamografia anterior, se tiver. O e-mail para marcação é o [email protected].

A mamografia de rastreamento é um exame feito com radiação e permite identificar melhor as lesões mamárias em mulheres, reduzindo as chances de morte por câncer de mama.

A MRC é referência para pacientes dos municípios de Camaçari, Conde, Dias D’Ávila, Mata de São João, Pojuca e Simões Filho.

A unidade hospitalar de médio porte é referência para atenção obstétrica de risco habitual e alto risco, bem como para o cuidado intensivo e intermediário neonatal. A maternidade realiza serviços de urgências ginecológicas e cirurgias ginecológicas eletivas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp