Saúde

Falta de infectologistas em unidades de saúde de Salvador incomoda representante do SAE

Reprodução/Vídeo
Secretaria Municipal de Saúde alega pretender reforçar atendimento de infectologistas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Vídeo
Sanny Santana

por Sanny Santana

[email protected]

Publicado em 16/05/2023, às 16h24


FacebookTwitterWhatsApp

O representante do grupo de pares do SAE (Serviço de Atenção Especializado), Éverton Bezerra, denunciou a falta de infectologistas nas unidades básicas de saúde de Salvador. Portador de HIV, ele considera importante a presença dos profissionais não apenas para aqueles que possuem a mesma infecção, mas também para outras doenças infectocontagiosas. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

"Precisamos de uma equipe de saúde que consiga fazer uma perfeita adesão àquela pessoa que descobre, de repente, que está com uma infecção sexualmente transmissível, não só o HIV, mas existem outras doenças, e a gente não tem o principal agente, que é o médico infectologista", declarou Bezerra em entrevista ao BNews, logo após o assunto ser abordado por ele na Tribuana Popular da Câmara Municipal de Salvador.

O BNews entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital baiana, que admitiu a falta dos infectologistas, mas justificou que "não houve adesão dos profissionais".

A pasta ainda declarou que "está empreendendo esforços para suprir a necessidade dos pacientes" e que, a partir desta semana, será ampliado o atendimento de infectologistas em dois turnos no SAE Marymar Novaes, localizado no bairro do Bonfim, em Salvador. Confira a nota na íntegra:

"A Secretaria Municipal da Saúde possui três Serviços de Atenção Especializada, nos bairros de Nazaré, Liberdade e Bonfim para tratamento de pacientes. Referente a falta de especialistas, a pasta está empreendendo esforços para suprir a necessidade dos pacientes através da recomposição das equipes médicas, e a partir desta semana será ampliado, no SAE Marymar Novaes, o atendimento de infectologistas em dois turnos.

Vale salientar que a SMS já publicou chamamentos públicos para a contratação de médicos infectologistas, no entanto, não houve adesão dos profissionais. Em breve, o certame será reaberto e a pasta espera atrair os especialistas para dar suporte na rede municipal".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp