Saúde

Governo federal não fornece medicamentos de alto custo à Bahia há 3 anos, diz Sesab

Pixabay
Doze mil pacientes estariam aguardando medicamentos de alto custo desde 2019  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 22/02/2022, às 16h46   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Doze mil pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para  fornecimento de medicamentos de alto custo estão sendo afetados pelo não fornecimento desses medicamentos pelo governo federal.

A irregularidade na entrega desses medicamentos vem ocorrendo desde 2019, conforme explica Luiz Henrique d’Utra, superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia (Saftec), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Leia também:Leo Prates se reúne com nova secretária da Sesab e anuncia abertura de dois novos multicentros

No momento, existem 16 itens de medicamentos com falta total e mais 11 em risco de desabastecimento, o que representa um valor estimado em R$ 15 milhões. São medicamentos para doenças como Alzheimer, glaucoma, HIV/Aids, doença de Parkinson e anemia falciforme, entre outros, que têm a compra centralizada no governo federal, que consegue fazer a aquisição por preços mais acessíveis.

O superintendente da Saftec explica que existem medicamentos cuja compra cabe aos municípios, outros ao estado e outros ainda ao governo federal. No caso dos medicamentos de alto custo, de responsabilidade do governo federal, e que estão em falta ou risco de falta, alguns importados, o estado não teria recursos para a aquisição, e alguns nem são encontrados para compra na Bahia.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp