Saúde

Hemoba entra em estoque crítico e só tem bolsas de sangue para as próximas 48 horas

Divulgação
Hemoba convoca doadores para abastecer estoque de sangue durante a Semana Santa  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 25/03/2024, às 20h38   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O estoque de sangue da Hemoba alcançou um nível crítico e só tem estimativa de atender necessidades das unidades hospitalares da Bahia das próximas 48 horas. No período da Semana Santa, há ainda a perspectiva preocupante do aumento no número de solicitações devido aos atendimentos que necessitam de transfusões de sangue nas emergências dos hospitais por causa de possíveis acidentes nas estradas, enquanto as doações diminuem por causa das festas familiares e viagens para aproveitar o feriadão.

Segundo Luiz Catto, diretor geral da Hemoba, o estoque crítico é decorrente do aumento de demandas transfusionais na Bahia, mesmo com o número crescente de doadores. De janeiro a março deste ano, foram feitas 48.373 pedidos à fundação, um crescimento de 17,5% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 41.163 solicitações.

“Diante da ampliação do atendimento na rede de saúde do estado, com a realização de mais procedimentos, tratamentos oncológicos, transplantes e cirurgias em geral, necessitamos mais do que nunca a colaboração dos doadores regulares em nossas unidades. Acreditamos no espírito de solidariedade da população baiana neste momento tão difícil de nossos estoques”, declarou Catto.

Onde doar

Durante a semana, as unidades móveis de coleta estarão no Supermercado Assaí, em Lauro de Freitas, nos dias 26, 28 e 29/03, das 8h às 16h, e nos dias 26, 28 e 30/03, no Salvador Shopping, das 8h às 17h, com intervalo para o almoço. Na Sexta-feira da Paixão e no Sábado de Aleluia, apenas o Hemocentro Coordenador funcionará na capital baiana, das 7h30 às 16h30, enquanto as unidades da Hemoba no interior do estado permanecerão fechadas, exceto a UCT de Feira de Santana que abrirá no sábado, das 7h30 às 12h30.

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.

Campanhas 

Como estratégia para mobilizar e sensibilizar a população baiana para abastecer o estoque, a Hemoba tem promovido campanhas para doação de sangue. Em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE), de Salvador, realiza a ação "Servidor Solidário",  de 25/03 a 12/04, no Hemocentro Coordenador. 

Já com a Polícia Militar, a Fundação promove a campanha "Doe uma Gota de Carinho". A abertura acontecerá nesta quarta-feira, dia 27, das 8h às 16h, na Guarnição da Polícia Militar do Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com a presença da unidade móvel de coleta (Hemóvel). Serão atendidos policiais militares e voluntários, que residem ou trabalhem na região, para coletas de sangue e cadastros de doadores de medula no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). A campanha, que utilizará o código de doação 0190, ocorrerá em todas as unidades da Hemoba na capital baiana até o final do mês. A segunda etapa da ação será em abril com as unidades do interior do estado. Além disso, tem sido realizado o trabalho de captação de grupos de doadores, como das igrejas Universal e Adventista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp