Saúde

"Hoje tenho vergonha de dizer que sou ortomolecular", declara médica Carla Ferner ao rebater críticas à decisão do CFM

Reprodução / Instagram
Em entrevista ao programa 'Bahia no Ar', com José Eduardo, na rádio Metrópole FM, Carla Ferner saiu em defesa da nova medida do órgão  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram
Tiago Di Araújo

por Tiago Di Araújo

[email protected]

Publicado em 12/04/2023, às 10h20


FacebookTwitterWhatsApp

A medida do Conselho Federal de Medicina (CFM), que entrou em vigor nesta terça-feira (11), tem gerado discussões e debates entre médicos e especialistas. Na decisão, o órgão proibiu a prescrição médica de terapias hormonais com esteroides androgênicos e anabolizantes (EAA) com finalidade estética, seja para ganho de massa ou melhora do desempenho esportivo.

Conhecido como uma das referências no ramo e responsável por atendimento de algumas celebridades, o médico Gabriel Almeida criticou a decisão do CFM. Em entrevista ao BNews, ele descreveu como "uma forma de censura ao médico" e alertou para uma possível banalização da atividade. "Lamento profundamente essa decisão, que claramente é uma forma de censura ao médico. Temos evidências da importância da massa muscular na saúde [...] Os médicos vão parar de falar de hipertrofia, desempenho esportivo, e isso vai ser mais uma oportunidade para que profissionais de outras áreas de saúde assumam esse posto", declarou.

Por outro lado, a médica Carla Ferner saiu em defesa da resolução do CFM. "Isso sempre foi proibido. O que aconteceu agora é que finalmente o CFM conseguiu regulamentar isso, simplesmente colocou ordem na casa" [...] A resolução está clara que é para fins estéticos", destacou ao elogiar a decisão do órgão. "Eu respeito as opiniões, mas eu não acho censura. Acho que nosso órgão maior é o Conselho Federal de Medicina, que precisava sim ter se colocado da maneira que se colocou, para dizer limite o uso ou tomaremos providências. Foi perfeito essa resolução".

Em entrevista ao apresentador José Eduardo, no jornal 'Bahia no Ar', da rádio Metrópole FM, a especialista desabafou ao criticar a maneira que alguns profissionais estão atuando na área ortomolecular.

"Hoje eu tenho vergonha de dizer que sou ortomolecular. Porque ortomolecular se transformou nisso que estamos vendo aí: uso abusivo de vitaminas, minerais, hormônios. São os "ortomoleculares" que estão fazendo essa confusão aí toda. Que estão usando de maneira inadivertida todas as coisas que são boas, que têm indicação [...] essa forma como eles estão querendo trabalhar vai complicar para todo mundo, mas principalmente para os pacientes. Porque vai chegar um momneto que o CFM, a Anvisa, vai proibir isso totalmente, porque ninguém está sabendo usar de maneira correta".

No entanto, Carla alerta para generalização, que pode prejudicar profissionais que atuam de forma correta. "A única coisa que é importante é que o Cremeb e o CFM "separaram o joio do trigo". Existem hortomoleculares, como os que fazem toda essa confusão, mas a gente tem muita gente séria aqui em Salvador, no Brasil, que faz direito o que tem que fazer. A palavra ortomolecular é apenas equilíbrio orgânico. Não tem nada de encher as pessoas de hormônios, de vitaminas e etc. Mas, não pode generalizar, porque faz com que os pacientes não procurem esse tipo de auxílio com pessoas que sabem o que estão fazendo".

Com experiência em imunologia, nutrologia e medicina integrativa, além da prevenção, emagrecimento e performance física, ela alerta para as "receitas fáceis". "A verdade é que a gente tem visto uma medicina totalmente fora de contexto. Muitas pessoas não entendem que o corpo é um condição que gira de maneira interligada [...] Essas receitas de hoje em dia, de emagrecimento, isso é uma mescla de medicamentos que não tem como não trazer prejuízos. Pode criar dependência, induzir depressão, crises de abstinência seríssimas. Os danos são gigantes".

Por fim, Carla garante que é possível ter ganho de massa muscular de forma natural e saudável. "Treinando, se alimentando bem, descansando de maneira adequada e tendo disciplina. Músculo é um órgão endocrino e precisa ser costruído de maneira que traga mais saúde e não destrua" [...] A gente sabe que existe outros fatores que podem ser usados para crescer massa muscular do indivíduo que está saudável. Musculatura só cresce se você alimenta de maneira adequada, estimula de maneira adequada. Se tem um bom acompanhamento de nutricionista, de personal, se tem constância [...] Usa porque quer usar e porque tem quem aceite usar, finalizou sobre anabolizantes e semelhantes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp