Saúde

Homem rasga traqueia ao segurar espirro durante crise alérgica

Reprodução/Freepik
Homem foi parar no hospital após segurar espirro  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Freepik

Publicado em 11/12/2023, às 20h56   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Um ato que parecia inofensivo quase tirou a vida de um homem de 30 anos, no Reino Unido. Segundo um artigo publicado no periódico BMJ Case Reports na última sexta-feira (1º), um rapaz teve um rompimento na traqueia após segurar um espirro.

Conforme o artigo, o paciente, que não teve seu nome revelado, tinha um histórico de crises alérgicas e dirigia quando sentiu vontade de espirrar. Em vez de liberar o espirro, ele apertou o nariz com os dedos e a pressão acabou causando um rasgo na traqueia, na altura do pescoço.

Já que dirigia, o homem usava cinto de segurança, o que pode ter influenciado na compressão de seus órgãos respiratórios.

Após sentir fortes dores no peito, ele decidiu ir até o hospital para buscar atendimento de urgência. Ele realizou exames de imagens e constatou a ruptura na traqueia em uma área de cerca de quatro milímetros quadrados.

“É raro, mas o acúmulo rápido de pressão na traqueia ao espirrar com o nariz apertado e a boca fechada ocasionou um rasgo traqueal, conforme os exames realizados no hospital de Dundee mostram”, disse a equipe médica.

Conforme o artigo, as capacidades respiratória e cardíaca do paciente estavam normais, o que motivou os médicos a desconsiderarem uma intervenção cirúrgica. No entanto, ele ficou internado por 48h enquanto recebia remédios para dor e alergia, e acabou recebendo alta dois dias depois para continuar o tratamento em casa.

Cerca de cinco semanas depois, o paciente realizou uma nova tomografia computadorizada, que apontou a cicatrização completa do rasgo provocado pelo espirro interrompido. O paciente não apresentou sequelas, mas foi alertado dos riscos de repetir a ação.

Problemas de segurar o espirro

Apesar de parecer certo, o ato de segurar o espirro é bastante prejudicial e pode causar até mesmo um AVC.

O espirro tem a função de proteger o corpo, já que elimina possíveis partículas irritantes do nosso sistema respiratório. Segundo cientistas, a velocidade de um espirro chega a 160 km/h.

A velocidade gera uma pressão alta dentro do nosso organismo, que é normalmente aliviada com a expulsão do ar pelas narinas e pela boca.

O ato de fechar o nariz e a boca pode causar uma enorme pressão em diversas partes do corpo. Os tímpanos podem sofrer lesões, pessoas com osteoporose podem fraturar costelas e, em casos extremos, pode acontecer um AVC.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp