Saúde

Hospital da Mulher, em Salvador, terá espaço para radioterapia; saiba detalhes

Leonardo Rattes / Saúde GovBA
Obras para espaço de radioterapia estão em andamento e deverá ficar pronto em janeiro de 2024  |   Bnews - Divulgação Leonardo Rattes / Saúde GovBA

Publicado em 21/07/2023, às 17h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Hospital da Mulher, localizado em Salvador, é referência estadual no diagnóstico e tratamento dos principais agravos que acometem a mulher, e agora passará a contar com radioterapia. O novo serviço integrará a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) do hospital, que já oferta quimioterapia.

As obras para instalação da radioterapia já estão com 35% de avanço e têm previsão de finalização em dezembro de 2024. A ampliação representa um investimento de R$ 36,8 milhões.

Além da radioterapia, as intervenções no Hospital da Mulher acrescentarão 5 mil m² de área construída e mais de 80 leitos, e contempla uma área total construída de aproximadamente 6.100 m².

Haverá ainda um novo abrigo de resíduos sólidos e um refeitório. A reforma e ampliação abrangem o térreo e o primeiro pavimento do prédio principal, onde atualmente funcionam as áreas destinadas aos resíduos sólidos, à cozinha e ao Serviço de Nutrição e Dietética. Após a reforma, estes ambientes serão ocupados pelo Almoxarifado Geral, a Central de Materiais Esterilizados (CME) e a nova Cozinha Industrial.

De acordo com a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, ampliação dará oportunidade de mais mulheres serem atendidas. “É muito bom ver as mulheres tendo um atendimento digno. O hospital funciona há pouco mais de seis anos e já rendeu bons frutos. Vamos ampliar ainda mais essa assistência”, afirma.

Unidade de referência

O Hospital da Mulher é considerado o maior do Brasil, dentre as unidades dedicadas às doenças específicas do aparelho reprodutor feminino. A unidade dispõe de serviços de alta resolução para diagnóstico e tratamento em oncoginecologia, oncologia clínica, mastologia, cirurgia plástica, planejamento familiar, cabeça e pescoço, cirurgia geral e reprodução humana/endometriose, além de acolher também mulheres que foram expostas à violência sexual através do Serviço AME.

A unidade de saúde funciona 100% por meio do SUS e foi eleita Hospital Amigo da Mulher, através da premiação Dr. Pinotti, concedida pela Câmara dos Deputados a entidades cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de saúde da mulher.

Para ser atendida no Hospital da Mulher, é preciso que a paciente passe por uma avaliação na unidade básica do seu município e, sendo perfil, ela será cadastrada no sistema Lista Única. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 0800 071 4000.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp