Saúde

Incontinência fecal em mulheres gera grandes problemas; entenda o assunto pouco abordado

Ilustrativa// Imagem de Daniel Reche por Pixabay
4% das mulheres procuram um profissional de saúde e, na maioria das vezes, quando há um quadro grave e de longa duração  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa// Imagem de Daniel Reche por Pixabay

Publicado em 24/08/2023, às 17h18   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

A incontinência fecal é um problema que afeta diversas mulheres e costuma gerar constrangimento. Associada a incapacidade em controlar os movimentos intestinais, muitas vezes  está  relacionada a lesões obstétricas ocorridas durante o parto.
Ainda que seja importante cuidar da saúde e buscar um especialista, mais da metade dos casos não são anunciados, é o que afirma Glicia Abreu, coloproctologista do Serviço Estadual de Oncologia (Cican). 
A médica relata que apenas 14% das mulheres procuram um profissional de saúde e, na maioria das vezes, quando há um quadro grave e de longa duração. “Menos de 1/3 discutem sua queixa com seus médicos", afirma.
Glícia Abreu detalha que procurar ajuda médica é essencial para que o suporte adequado seja direcionado, uma vez que a condição também afeta o cotidiano da mulher, como isolamento social, diminuição da autoestima, restrição de atividades diárias e necessidade de gerenciamento constante. 
Sobre o tratamento, a coloproctologista confirma que vai depender da gravidade e da causa subjacente a essa condição, inicialmente efetivado por dieta, medicações e fisioterapia. Nos casos mais severos, outras medidas são tomadas.
“Naqueles casos que não respondem a esse tratamento, podemos indicar um procedimento minimamente invasivo chamado de neuromodulação. Esse tratamento consiste no implante de um dispositivo semelhante ao marca-passo a nível das raízes sacrais, que emitirá sinais elétricos, estimulando os nervos e promovendo a melhora da incontinência”, confirma.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp