Saúde

Infectologista atribui surto de gripe a descaso com medidas de proteção

Reprodução/YouTube
O surto de gripe ocorreu após a queda dos casos de Covid-19  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube

Publicado em 15/12/2021, às 10h13   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Com 74 casos confirmados da gripe H3N2, conforme o boletim da Sesab divulgado nesta terça-feira (14), o surto da doença está ocorrendo devido ao descuido com as medidas de proteção contra o coronavírus. Isso foi o que explicou a infectologista, Ceuci Nunes, ao apresentador Zé Eduardo, no programa Jornal da Bahia no Ar, da Rádio Metrópole.

“A gente estava sem circulação porque estávamos usando máscara, distanciamento e agora com o controle da Covid, a gente deixou de usar e ela [H3N2] voltou”, afirmou Ceuci Nunes.

Leia mais:
Saiba onde se vacinar contra a gripe em Salvador; cidade vive surto da doença

Saiba onde fazer o teste de Covid-19 de graça em Salvador

Covid-19: Salvador registra 47% na taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto

Contudo, a infectologista também informou que não é comum ter muitas internações em razão desse tipo de gripe, mas, os sintomas causam grande desconforto para os pacientes.

Além disso, alertou para a importância de avaliar os sintomas. “Precisa prestar atenção se a febre estava mais baixa e ela fica mais alta, se a secreção mudou, porque pode ter risco de infecção mais grave”, completou.

Vale lembrar que o período de incubação – tempo em que tem contato com a doença e aparecem os primeiros sintomas – vai de 24h a três dias. Já os sintomas, de acordo com a especialista, duram de sete dias até três semanas.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp