Saúde

Jairo Bouer: Você sabe usar protetor solar da forma correta?

Reprodução /iStock
Fator de Proteção Solar (FPS) é o índice que determina o grau de proteção contra os efeitos do sol  |   Bnews - Divulgação Reprodução /iStock

Publicado em 15/01/2024, às 14h57   Cadastrado por Mariana De Siervi


FacebookTwitterWhatsApp

Durante o verão, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como usar o filtro solar corretamente. Para garantir sua eficácia, é importante aplicar a quantidade adequada e espalhar de maneira uniforme na pele.  As informações são do Dr Jairo Bouer.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as recomendações em relação à quantidade são as seguintes:

- Uma colher de chá para o rosto e pescoço

- Duas colheres de chá para o tronco e abdômen

- Uma colher de chá para cada braço

- Duas colheres de chá para cada perna

É ideal aplicar o filtro solar 20 minutos antes da exposição solar e aplicá-lo duas horas depois, mesmo que o produto seja à prova d'água, além de reaplicar após mergulhos ou suor intenso. Lembre-se de que mesmo em dias nublados ou debaixo de um guarda-sol, é fundamental usar filtro solar.

A SBD também recomenda evitar a exposição ao sol entre 10h e 15h, quando a incidência de raios ultravioleta é maior e mais prejudicial à pele.

O Fator de Proteção Solar (FPS) é o índice que determina o grau de proteção contra os efeitos do sol, variando de acordo com o tipo de pele, tempo de exposição e localização. A recomendação geral é usar um FPS mínimo de 30. No entanto, considerando que a quantidade aplicada costuma ser menor do que a recomendada, é melhor optar por um FPS de 50 ou superior, mesmo para peles mais escuras.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp