Saúde

Mais de cinco mil casos a varíola dos macacos são confirmados em todo o mundo

Imagem cortesia da Public Health
Nos últimos dias, o número de casos da varíola cresceu de forma drástica  |   Bnews - Divulgação Imagem cortesia da Public Health

Publicado em 05/07/2022, às 16h01   Redação BNews



O atual balanço, com 5.322 casos confirmados em laboratório de varíola dos macacos, foi divulgado nesta terça-feira (5), pela Organização Mundial da Saúde (OMS) . A quantidade representa um aumento de 50% em relação ao relatório expedido anteriormente, no dia 22 de junho deste ano. De acordo com o porta-voz da organização, até o momento, uma morte foi registrada em decorrência do vírus. 

"A OMS continua pedindo aos países que prestem atenção especial aos casos de varíola, para tentar limitar a contaminação", afirmou a porta-voz Fadela Chaib em entrevista coletiva em Genebra. Após o primeiro encontro realizado pelo comitê de emergência da OMS, que aconteceu no dia 23 de junho, a organização ainda não tem previsão para uma nova reunião para tratar do assunto. 

Na semana passada foi divulgado pela agência de saúde, que o atual surto dos casos da doença, embora seja bastante preocupante, não era "uma emergência de saúde pública de interesse internacional", que é o maior termo usado para quando se decreta um alerta da organização.

Nos últimos dias, o número de casos cresceu de forma drástica. A última avaliação, que ocorreu no dia 30 de junho, representa uma alta de 55,9% em relação a uma contagem realizada anteriormente, que havia registrado 3.413 casos, oito dias antes.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp