Saúde
Publicado em 25/05/2024, às 17h08 Cadastrado por Lucas Pacheco
O Ministério da Saúde lançou uma nova etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19, após ter recebido 9,5 milhões de doses atualizadas com a variante XBB.1.5. O órgão pretende imunizar pelo menos 70 milhões de pessoas.
Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp
Por meio de nota, o Ministério da Saúde informou que as doses já estão sendo enviadas aos estados.
“Muitos estados já começaram a aplicar as vacinas monovalentes XBB. O primeiro lote começou a ser entregue no dia 9 de maio aos estados, que têm autonomia para começar a aplicação imediatamente.”
O ministério destacou ainda que as doses já recebidas são emergenciais e para abastecer estados e municípios até que as próximas compras sejam finalizadas.
“As primeiras doses possuem data de validade para os meses de junho e julho de 2024, inscrita nos frascos, mas estendida pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] para setembro e outubro de 2024, conforme recomendado por órgãos de avalição internacional.”
Nova vacina
O ministério ainda destacou a segurança e eficácia da vacina monovalente XBB e afirmou que ela tem sido usada amplamente em outros países e é semelhante ao das versões bivalentes, com o diferencial de proteger contra a nova variante.
“As vacinas ofertadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) são eficazes, efetivas, seguras e passam por um rigoroso processo de controle de qualidade antes de chegarem aos braços da população.”
Esquema vacinal recomendado pelo MS a partir de 1º de janeiro de 2024
Classificação Indicativa: Livre
Super desconto
Som perfeito
Cinema em casa
Qualidade JBL
Oportunidade