Saúde

Mulheres com câncer do interior terão espaço de acolhimento em Salvador; local também abriga um Centro de Pesquisa da doença

Paulo M Azevedo
Os espaços vão dialogar com o Hospital da Mulher e abrigar pesquisas sobre os cânceres que envolvem as mulheres  |   Bnews - Divulgação Paulo M Azevedo

Publicado em 08/03/2022, às 21h35   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Um espaço para apoiar as mulheres do interior que fazem tratamento contra o câncer no Hospital da Mulher, em Salvador, foi inaugurado nesta terça-feira (08), pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde de Bahia (Sesab). A Casa de Apoio à Mulher com Câncer (CAMC) e o Centro de Ensino e Pesquisa ficam localizados no bairro do Monte Serrat e tem capacidade para auxiliar até 45 mulheres simultaneamente. O investimento da obra foi de R$ 3,3 milhões.

Paulo M Azevedo
Paulo M Azevedo

“Os espaços vão dialogar com o Hospital da Mulher e vão buscar abrigar pesquisas sobre os cânceres que envolvem as mulheres e também funcionará como uma casa de acolhimento para a mulher socialmente vulnerável que precisa fazer o tratamento e mora em alguma cidade da Bahia. Agora, ela vai ser acolhida ali durante todo o processo de atendimento”, explicou o governador Rui Costa.

Leia também:

Dia da Mulher: Exames de mamografia serão realizados hoje e amanhã em Dias D'Àvila

Março Azul: câncer colorretal terá 41 mil novos casos no Brasil com 50% de óbitos

Sancionada lei que amplia cobertura de tratamentos em planos de saúde

Para Rosinete Sousa Ribeiro, 51 anos, moradora do município de Rui Barbosa, que atualmente está fazendo um tratamento contra o câncer no Hospital da Mulher, esse espaço será muito útil: “para mim que não resido em Salvador o custo de me manter aqui, durante o tempo de tratamento, é muito alto, mas, agora eu vou receber essa grande ajuda na minha vida”, afirmou a paciente sobre o CAMC, que além da hospedagem oferece terapias ocupacionais, atendimento nutricional e psicológico.

Paulo M Azevedo
Paulo M Azevedo

Já o Centro de Ensino e Pesquisa, que teve investimento superior a R$ 2 milhões, possuí recepção, Centro de Processamento de Dados (CPD), salas de reunião e informática, salas de freezers e insumos, midiateca, sala de treinamento e um auditório, para dar suporte as pesquisas sobre o tratamento do câncer.

Paulo M Azevedo
Caption

A secretária de Saúde, Adélia Sampaio, falou da importância de ambos equipamentos para as mulheres: “uma unidade que vai se voltar para duas questões; uma sobre o estudo e conhecimento sobre mulheres e demandas de mulheres na Bahia e, a outra a unidade integrada, que é a Casa de Apoio. Esta unidade está voltada a acolher mulheres que estão em tratamento ontológico e preferencialmente tem o seu domicilio a mais de 110 km da capital e que terão essa estrutura de apoio, que envolve um lugar para dormir, para cuidar da higiene, um lugar para relaxar e ser cuidada”.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp