Saúde

"Não aguentaremos uma nova onda de covid e um novo surto de dengue", alerta Leo Prates

Joá Souza/Arquivo BNews
Prates fez um apelo à população e lembrou que esta época do ano é a mais propícia para o surgimento de casos da dengue  |   Bnews - Divulgação Joá Souza/Arquivo BNews

Publicado em 06/01/2022, às 10h20   Diego Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Em meio ao aumento de casos da covid-19 e gripe, o secretário de Sáude de Salvador, Leo Prates, afirmou que o sistema de saúde da cidade não aguentará o surto de outra doença: a dengue. Em entrevista ao apresentador José Eduardo, na rádio Metrópole, na manhã desta quinta-feira (6), o gestor fez um apelo à população e lembrou que esta época do ano é a mais propícia para o surgimento de casos da dengue.

Nós não aguentaremos uma nova onda de covid e um surto de dengue ao mesmo tempo. Esse chove e esquenta que nós estamos vivendo é o ambiente ideal para procriação do mosquito aedes aegypti. Se a gente não se ajudar pode vir ai uma nova onda de covid e um surto de dengue. Não tem sistema de saúde que dê jeito. Se isso acontecer teremos dificuldade até formar equipe de profissionais.

Apesar disso, Prates afirmou que a situação do sistema de saúde da capital baiana ainda é considerada confortável, no entanto, o aumento disparado de casos de outras doenças como avc, infarto e câncer tem gerado preocupação.

"Hoje nós temos, com muita verdade, uma situação confortável, mas me preocupa a somatória de problemas. Cada dia tem uma surpresa negativa. Muitas pessoas não se cuidaram durante a pandemia. Nós estamos, inclusive, com a rede primária de atenção básica sobrecarregada. com isso, as upas estão recebendo muitos pacientes agravados com acv, infarto e câncer. Esse é o pior momento do sistema de saúde", disse.

Em relação ao cenário da covid-19 na cidade, o secretário enfatizou que está "sob controle", mas alertou: "O fator RT está crescendo. Nós já estamos com o fator RT em 0.95. Lembrando que passando de 1.0 é considerado descontrole epidemiológico".

Abertura de leitos de UTI

O secretário municipal de Saúde de Salvador, Leo Prates, anunciou, durante o Balanço Geral, da RecordTV Itapoan, desta quarta (5) que o prefeito Bruno Reis autorizou a abertura de mais 10 leitos de UTI pediátrica, em Salvador. A abertura tornou-se necessária após a capital baiana atingir a marca de 97% de ocupação dos leitos destinados às crianças.

“Já estou correndo atrás de 10 leitos de uti pediátrica, já é uma determinação do prefeito e eu tô correndo atrás”, disse Prates.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp