Saúde

Novas regras para rotulagem de alimentos começam a valer neste domingo (9)

Reprodução/Agência Brasil
O objetivo é esclarecer o consumidor, de forma clara e simples, sobre o alto conteúdo de nutrientes dos alimentos com relevância para a saúde  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Agência Brasil

Publicado em 07/10/2022, às 17h05   Redação



Começam a valer novas regras para rotulagem de alimentos, no próximo domingo (9). A principal mudança é a rotulagem nutricional frontal, um símbolo informativo que deve constar no painel da frente da embalagem, de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A novidade tem o objetivo de esclarecer o consumidor, de forma clara e simples, sobre o alto conteúdo de nutrientes com relevância para a saúde e fazer escolhas alimentares mais conscientes. O novo design terá o desenho de uma lupa para identificar o alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. É importante ficar atento às mudanças e denunciar o descumprimento das determinações da agência.

O símbolo deverá ser aplicado na frente da embalagem, na parte superior, por ser uma área facilmente capturada pelo olhar. É obrigatória a veiculação do símbolo de lupa com indicação de um ou mais nutrientes, conforme o caso. As quantidades de nutrientes, por exemplo, devem constar do alerta, como alto conteúdo de açúcar adicionado, excesso de gordura saturada em alimentos sólidos e semissólidos. A quantidade de sódio também terá destaque. Dessa forma, é importante ficar atento às mudanças e denunciar o descumprimento das determinações da agência.

Apesar de o início da vigência das novas regras, as empresas terão um prazo de adequação. Segundo a Anvisa, novos produtos lançados a partir de 9 de outubro de 2022 já devem estar com os rótulos adequados às novas regras. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp