Saúde

Novembro Azul: HAM realiza grande mutirão para prevenção do câncer de próstata; saiba detalhes

Elói Corrêa/GOVBA
Ação do HAM é em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia seccional Bahia (SBU-BA)  |   Bnews - Divulgação Elói Corrêa/GOVBA
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 13/11/2023, às 21h36 - Atualizado às 21h37


FacebookTwitterWhatsApp

No mês do novembro azul, para prevenção do câncer de próstata nos homens, o Hospital Aristides Maltez (HAM) realiza mutirão de atendimentos em Salvador. A ação será no sábado, dia 25, com as agendas sendo realizadas até o dia 22, quarta-feira, através do telefone (71) 3357-8531.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Com o apoio da Sociedade Brasileira de Urologia seccional Bahia (SBU-BA), o mutirão integra o mês de conscientização contra o câncer de próstata nos homens. Além disso, o objetivo é realizar o diagnóstico precoce da doença e de outros tumores urológicos, que ajuda a evitar mortes.

“A intenção é realizar não só o PSA, atendimento ambulatorial com exame de toque retal e agendamento de biópsias para confirmação de tumor prostático, mas também fazer uma triagem de casos suspeitos de tumores de testículo e de pênis para matrícula no HAM para que sejam realizados o acompanhamento e o tratamento”, explica o médico Augusto Modesto, coordenador do serviço de Urologia do HAM.

Infelizmente, o câncer de próstata é o tumor mais incidente no homem – exceto câncer de pele não melanoma, e o segundo que mais mata em todo o mundo. Contudo, quando o tumor é diagnosticado na fase inicial, as chances de cura chegam a 90%.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa de casos da doença no Brasil é de 71.730 até o fim de 2023. Para o diagnóstico precoce, é recomendado que homens a partir de 50 anos, mesmo sem sintomas, procurem um urologista anualmente para avaliação individualizada.

“Essas orientações quanto à idade valem quando não há sintomas. Na presença desses, a procura pelo urologista deve ser feita o mais breve possível”, finaliza o médico e coordenador do HAM.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp