Saúde

Novembro Azul: Urologista destaca que combinação de exame de toque e PSA pode garantir melhores resultados

freepik
BNews conversou com o urologista Dr. Roberto Rossi sobre a campanha de Novembro Azul  |   Bnews - Divulgação freepik
Luiz Guilherme

por Luiz Guilherme

[email protected]

Publicado em 26/11/2024, às 20h01



Dando continuidade a sua série de conteúdos referentes a campanha do Novembro Azul, mês dedicado a conscientização e prevenção do câncer de próstata, o BNews conversou com o urologista Dr. Roberto Rossi Neto sobre a importância desse período para a saúde masculina. 

Em contato com a reportagem, o médico destacou a mudança de cenário, onde os homens têm buscado mais contato com seus urologistas, além de se mostrarem mais preocupados com a saúde. Ele também alertou sobre a importância de realizar os exames tanto de toque retal, quanto o PSA, pois são complementares. 

Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews do Youtube!

Com relação ao exame de toque, ele é extremamente importante, porém associado ao PSA, certo? Em combinação, os dois têm resultados legais, mas isoladamente o toque retal ou isoladamente o PSA, você não consegue tirar o proveito correto da prevenção, não. Então, eu nunca aconselharia ninguém a fazer somente o PSA a vida toda ou somente o toque retal. É a combinação deles, principalmente quando há uma alteração de PSA e aí você implementa o toque com mais precisão para poder você ver se tem alguma alteração", explicou. 

Dr. Roberto Rossi Neto - arquivo pessoal
Dr. Roberto Rossi Neto - arquivo pessoal

Com relação às dificuldades que algumas pessoas podem enfrentar na tentativa de encontrar tratamentos acessíveis para o tumor, o urologista garantiu que o paciente tem total condição de ser bem recebido e tratado no SUS, aqui na Bahia.

Sim, o paciente hoje ele tem condição de ter todo o tratamento inicial em algumas unidades do SUS aqui na Bahia, inclusive no interior mesmo, você tem um suporte muito bom com profissionais de qualidade, oncologistas envolvidos também no tratamento nos casos da doença quando ela retorna" iniciou.
Claro, você tem uma certa dificuldade em ter acesso a drogas novas, lançamentos que são mais fáceis de ser utilizados com menos efeito colateral, mas no geral você tem condições de ter todo o tratamento para o câncer de próstata pelo SUS. A gente sabe das dificuldades, sabe que às vezes é difícil achar uma vaga, mas se for para assistente vai ter condições de ter o seu. Tratamento de forma justa e de forma honesta", emendou. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp