Saúde

Novembro Azul: Urologista explica tabus relacionados ao exame de próstata

Reprodução / BNewsTV
O exame de toque retal é o principal motivo de tabu entre os homens  |   Bnews - Divulgação Reprodução / BNewsTV
Bruno Guena

por Bruno Guena

[email protected]

Publicado em 30/11/2023, às 11h01


FacebookTwitterWhatsApp

O exame de toque retal é o principal motivo de tabu entre os homens. O Novembro Azul tem como objetivo conscientizar sobre cuidados com a saúde masculina.

Ao BNews, o médico urologista do Hospital Mater Dei, Dr. Pedro Pinho, falou sobre os tabus relacionados ao exame de toque retal.

"Quando falamos de toque retal há várias coisas que podem estar relacionadas. A questão do machismo, o super-herói, aquele homem que acredita que a figura dele é suficiente para tudo e que um toque retal vai diminuir a masculinidade dele. Além disso, há o preconceito no sentido em que amigos e colegas de saberem [que fez o exame de toque retal]", disse Pinho.

"É um exame rápido, que dura aproximadamente 10 segundos. Usamos um anestésico local, obviamente que incomoda um pouco, mas não é algo doloroso", afirmou o médico urologista.

Atualmente, o exame de toque retal e o PSA (exame utilizado como check-up principalmente para diagnosticar o câncer de próstata em homens, antes mesmo que eles tenham sintomas) são os únicos procedimentos médico capazes de prevenir o câncer de próstata. Com isso, as chances de adquirir o câncer de próstata reduzem consideravelmente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp