Saúde

Outubro Rosa: Cresce em 78% o número de pedidos de exames para detecção de câncer de mama

Divulgação | Freepik
Último dia da campanha Outubro Rosa aponta para maior conscientização dos brasileiros  |   Bnews - Divulgação Divulgação | Freepik

Publicado em 31/10/2023, às 07h18 - Atualizado às 08h08   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Solicitações para a realização de exames que detectam câncer de mama aumentaram 78% entre o Outubro Rosa de 2021 até o de 2023, mês de conscientização para a realização de exames e consultas na tentativa de prevenir os riscos da doença. É o que mostra o levantamento da Conexa, ecossistema digital de saúde integral.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

O estudo considerou, além de mamografia, os exames de ultrassonografia, ressonância magnética, raio x, tomossíntese, biópsia e punção solicitados por cerca de 30 especialidades médicas, com prevalência por ginecologistas, oncologistas e mastologistas.

Nos primeiros 15 dias de outubro de 2021, a Conexa registrou que, do total de pedidos de análises de cerca de 30 especialidades médicas, 1,97% foram de exames que podem indicar câncer de mama. Nos primeiros 15 dias de outubro de 2023, esse percentual aumentou para 3,51%, representando esse avanço de 78% nas solicitações.

Segundo o chefe da área de Mastologia da Conexa, o médico Maurício Costa, o aumento progressivo é explicado pela maior conscientização da população sobre a necessidade de detectar o problema rapidamente, como reflexo da campanha Outubro Rosa. “Atualmente, tanto os pacientes como os médicos sabem da importância dessa investigação”, diz o mastologista.

”O autoexame é um método muito importante e não deve ser negligenciado, apesar de ele não permitir o diagnóstico de lesões impalpáveis ou subclínicas, é um método muito importante porque é melhor detectar um nódulo de 1 cm que detectar um de 4 cm. Então de qualquer maneira o autoexame é muito importante e é talvez o método que mais leva as mulheres a procurarem um médico, elas palparem alguma alteração na sua glândula mamária, conclui dr. Maurício Magalhães Costa.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp