Saúde

Ozempic e similares vão ser investigados por gerar pensamentos suicidas

Divulgação
Ozempic é utilizado para o tratamento da diabetes  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 10/07/2023, às 12h11   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

O texto a seguir pode afetar pessoas sensíveis. Se precisar de ajuda, procure o Centro de Valorização da Vida através do número 188.

Um comunicado da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) afirma que vai investigar remédios similares ao Ozempic em virtude de uma possível relação deles com casos de pensamento suicida, automutilação e depressão profunda. As informações são do Metrópoles.

A investigação, de acordo com a BBC, surge a partir de uma notificação do governo da Islândia de três casos de suicídio que podem ter relação com o uso dos medicamentos injetáveis que são usados para a redução do apetite.

A possibilidade de depressão e pensamentos suicidas é aceita como efeito colateral de alguns remédios para emagrecer, mas não é tão comum. “Na realidade, medicamentos feitos para gerar quedas de açúcar no sangue, que também usados no combate à diabetes, são mais comuns de levar a quadros de depressão”, pontuou a endocrinologista Tassiane Alvarenga.

O Ozempic é um remédio à base de semaglutida criado para o tratamento de pessoas com diabetes. Embora seu uso “off-label” tenha se popularizado para facilitar a perda de peso, a fabricante condena este tipo de uso e tem remédios específicos para este fim como o Saxenda, que também entrará na lista de análise da EMA.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp