Saúde
Um estudo, realizado com 89 pares de pais e filhos, revelou que pode existir uma relação entre o excesso de peso paterno e o peso do bebê ao nascer. Quanto maior o índice de massa corporal (IMC, ou seja, relação peso/altura) do pai, menor era o do recém-nascido.
Os resultados endossam a ideia de que questões como peso e altura não estão exclusivamente relacionadas às mães, e que a manutenção de um estilo de vida saudável também deve ser uma preocupação dos pais antes da concepção de um bebê. Segundo dados divulgados no International Journal of Obesity.
Muito se fala e há muitos estudos sobre a relação entre o desenvolvimento do bebê e a saúde materna, incluindo questões como excesso de peso no período pré-gestacional e gestacional, mas o fato é que a saúde dos pais também tem um grande impacto no desenvolvimento tanto fetal quanto depois do nascimento do bebê. Nosso estudo foi o primeiro realizado com famílias brasileiras a mostrar que, quanto maior o IMC do pai, menor é o peso do bebê no nascimento. E evidencia a importância do pai nas questões de saúde e desenvolvimento do bebê”, destaca Mariana Rinaldi Carvalho, coautora do artigo realizado na FAPESP.
O trabalho, realizado por pesquisadoras da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), é a ampliação de um estudo clínico maior apoiado pela FAPESP, que avaliou a efetividade do aconselhamento nutricional em 350 gestantes com sobrepeso, atendidas em Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Classificação Indicativa: Livre
Qualidade JBL
Bom e Barato
Top dos Tops
Tela dobrável
Baixou o preço