Saúde

Planserv: Hospital da Bahia deixa de atender urgência e emergência a partir desta quinta; veja o que muda

Divulgação
Em reformulação no atendimento, Hospital da Bahia deixa de atender Planserv  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Matheus Simoni

por Matheus Simoni

[email protected]

Publicado em 07/11/2024, às 09h48 - Atualizado às 12h48




Os atendimentos de urgência e emergência para beneficiários da assistência de saúde pelo Planserv foram suspensos a partir desta quinta-feira (7), no Hospital da Bahia, em Salvador. O BNews teve acesso a um comunicado interno da direção da unidade de saúde, que passa por mudanças internas e pode ter o futuro definido já nos próximos meses.
"Sobre o Planserv, informamos que após meses de tratativas para solucionar um equilíbrio econômico, não foi possível chegar a um acordo e fez-se necessária uma alteração contratual. Nesse sentido, a partir do dia 07/11/2024 a unidade atenderá aos usuários do plano para situações eletivas e referenciadas, com prévia autorização. Não poderão ser mais realizados atendimentos de emergência", diz o texto.

O informe foi corroborado pelo comunicado divulgado pelo Planserv ao BNews. Segundo o plano de saúde, o hospital alegou um "redimensionamento da unidade" para motivar a decisão pela descontinuidade desse tipo de serviço.


 “Foi uma decisão de mercado, em que não se levou em conta a importância do Planserv para a saúde suplementar local. Negociamos o quanto pudemos, mas a nova direção da unidade fez a opção de redução dos serviços, mesmo após tantos anos de parceria”, destacou a coordenadora-geral do Planserv, Socorro Brito.


Segundo o Planserv, os beneficiários continuarão sendo atendidos pelo Hospital da Bahia para serviços de saúde relacionados a atendimentos ambulatoriais de neurocirurgia, cirurgias torácica, cardíaca, cabeça e pescoço, cirurgia geral do trato digestivo e oncológica.

Também continuam sendo disponibilizados atendimentos para as especialidades de radioterapia, cardiologia e oncologia, assim como exames de Ecocardiograma, Mapa, Holter e Eletroencefalograma, dentre outros. Ainda de acordo o plano de saúde, beneficiários que deram entrada na unidade pela emergência e que se encontram assistidos no momento não terão descontinuidade no atendimento.

Estratégia diante da redução de rede de atendimentos

De acordo Socorro Brito, já estão sendo adotadas medidas que visam assegurar os benefícios diante da redução no atendimento. “O Hospital de Brotas, nossa unidade exclusiva, irá antecipar a abertura dos leitos da segunda fase, que seria em dezembro, passando para 150 vagas”, explicou. Também será ampliada a capacidade operacional do Hospital Fundação Bahiana de Cardiologia e de outras unidades, inclusive em Lauro de Freitas.

O Planserv destacou ainda que, em caso de necessidade de atendimento de urgência e emergência, os beneficiários, na capital baiana, seguem contando com a assistência dos hospitais Português, Santa Izabel, Agenor Paiva, Prohope, Hospital Fundação Bahiana de Cardiologia, Hospital da Pituba e San Miguel, além do recém-inaugurado Hospital de Brotas, exclusivo para beneficiários do Planserv, entre outras unidades credenciadas. A relação completa de estabelecimentos pode ser conferida no site do Planserv (Clique aqui).

Procurada pelo BNews, a Secretaria Estadual de Administração (Saeb), a qual o Planserv está atribuído, para questionar quais as iniciativas da pasta quanto ao imbróglio. No entanto, a pasta ratificou o mesmo comunicado do plano de saúde. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp