Saúde

Poliomelite: doença erradicada há 30 anos no Brasil pode voltar, afirmam especialistas

Breno Esaki/ Agência Saúde DF
A poliomelite enfrenta uma queda na vacinação desde 2015 e para manter os bons números é necessário 95% da população esteja imunizada  |   Bnews - Divulgação Breno Esaki/ Agência Saúde DF

Publicado em 21/05/2022, às 20h23   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Com queda da imunização desde 2015, a poliomielite, doença erradicada há 30 anos, volta a ser um risco para o Brasil. A poliomielite atingiu cerca de 26mil crianças entre 1968 e 1980.

De acordo com a CNN, apesar de já ter vacina disponível anos antes, foi apenas nos anos de 1980 que o Ministério da Saúde lançou a primeira campanha oficial contra a doença. A taxa, no entanto, vem caindo desde 2015 e chegou a 67,8% no ano passado.

Segundo os especialistas, os fatores que levam a queda da vacinação são diversos: movimentos antivacina, circulação de notícias falsas, mas principalmente ausências de campanha de vacinação em massa.

Leia também:

‘O fato de não haver poliomielite não quer dizer que não podemos ter se pararmos de vacinar. Sim, podemos. Ainda há tempo de se reverter se começarmos ontem. O Brasil tem uma estrutura do SUS fabulosa, jamais podemos esquecer disso, é preciso mobilizar. Falta uma política que foque em estratégias mais concretas do que foram feitas no brasil e deram resultado’, explica o pesquisador Fernando Verani, da Escola Nacional de Saúde Pública da FioCruz.

Ainda de acordo com a CNN, a campanha vacinal enfrenta desafios no Brasil: por meses o Programa Nacional de Imunizações ficou sem um chefe titular, desde que a coordenadora se demitiu em julho do ano passado. Uma nova coordenadora só foi nomeada em abril. Além disso, a pasta diminuiu entre 2020 e 2021 o gasto com publicidade para vacinação contra a poliomielite. E o alerta continua.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp