Saúde

Por falta de anestesista, paciente regulado há três meses não faz cirurgia no Aristides Maltez

Elói Corrêa/GOV-BA
Hospital afirmou que a situação deve ser normalizada no próximo mês  |   Bnews - Divulgação Elói Corrêa/GOV-BA
Bernardo Rego

por Bernardo Rego

[email protected]

Publicado em 29/03/2023, às 19h35


FacebookTwitterWhatsApp

O hospital Aristides Maltez vem enfrentando sérios desafios financeiros há algum tempo e, mais recentemente, precisou suspender cirurgias devido à falta de médicos anestesistas na unidade. O BNews recebeu um relato da família do paciente Jair de Araújo, de 52 anos, que está regulado no hospital há três meses, mas não consegue ser submetido ao procedimento cirúrgico.


De acordo com a denúncia, o paciente possui múltiplas fraturas e por essa razão não tem condições de ser tratado em casa. Eles informaram que a cirurgia já foi remarcada duas vezes, sendo a primeira no dia 9 de março, a segunda 23 de março e a próxima está agendada para 27 de abril. A família conta que o homem se encontra em uma situação delicada, sentindo muitas dores, além de não conseguir se alimentar de forma regular.


Procurado pela reportagem do BNews, o hospital informou, por meio de nota, que ao menos 250 cirurgias foram canceladas por falta de anestesistas. Ainda de acordo com a unidade de saúde, houve uma negociação com o grupo de anestesiologistas e somente na última segunda o contrato foi assinado. A direção acredita que a situação deve se normalizar no próximo mês e pontuou que a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Ministério Público (MP), o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), a Associação Bahiana de Medicina (ABM) estão cientes dos problemas do hospital.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp