Saúde

Primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil pode ter vindo de brasileiro recém-chegado da Portugal

Reprodução/ Getty Imagens
O paciente começou a apresentar os primeiros sintomas de varíola dos macacos no dia 10 de maio  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Getty Imagens

Publicado em 30/05/2022, às 11h45   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Porto Alegre iniciou uma investigação, através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional), o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos do Brasil. Segundo o Metrópoles, a suspeita é de um homem que desembarcou em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, após retornar de Portugal no dia último dia 10 de maio.

De acordo com informações do jornal O Globo, o paciente fará exames, nesta segunda-feira (30), para confirmar a infecção viral.

Sem identidade revelada, o homem, conforme o CIEVS Nacional, começou a sentir dores de cabeça, febre, e observou o aumento dos gânglios linfáticos três dias após desembarcar em Porto Alegre.

LEIA MAIS: Pesquisa mostra que antiviral é eficaz contra varíola de macaco

Posteriormente, no dia 20 de maio, ele teria apresentado calafrios, fraqueza física e observou o aparecimento das primeiras lesões na pele do rosto, do tronco e dos membros – um sintoma característico de varíola dos macacos.

Ele disse não ter tido contado com pessoas diagnosticadas com a doença, em surto na Europa. O caso segue em investigação.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que, até o momento, não há casos confirmados da varíola dos macacos no Brasil e que está em contato com estados para apoiar o monitoramento e ações de vigilância em saúde.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp