Saúde

Pesquisa mostra que antiviral é eficaz contra varíola de macaco

Reprodução Getty Imagens
O remédio foi criado para tratar a varíola humana  |   Bnews - Divulgação Reprodução Getty Imagens

Publicado em 25/05/2022, às 18h17 - Atualizado às 18h18   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Um estudo publicado nessa terça-feira (24), na revista científica The Lancet Infectious Diseases, mostra que o antiviral tecovirimat é eficiente para diminuir os sintomas e o tempo de transmissão de pacientes infectados com a varíola de macaco. 

Leia também:

Varíola dos macacos: Anvisa esclarece que não recomendou isolamento

IBGE inclui pela primeira vez orientação sexual em pesquisa e conclui que 1,9% da população é homossexual ou bissexual

O remédio foi criado para tratar a varíola humana e os  pesquisadores britânicos estão estudando a eficácia do medicamento desde 2008. A medicação foi testada em apenas um paciente, outros três receberam o brincidofovir, que também foi criado para lidar contra a malária humana, mas apresentou danos ao fígado e nenhuma melhora do quadro da doença.

O paciente tratado com tecovirimat teve sintomas mais rápidos e transmitiu o vírus por menos tempo. Nenhum dos pacientes evoluiu para quadro grave ou teve complicações severas, mas todos ficaram isolados para evitar a contaminação de outras pessoas.

Apesar de se comprovar que os pacientes deixam de transmitir a doença quando as lesões de pele se curam, os participantes permaneceram contagiosos por pelo menos três semanas depois da infecção.

Ainda assim, os pesquisadores lembram que o estudo é muito pequena e os dados sobre a varíola de macaco ainda são muito limitados. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp