Saúde

Psiquiatra calcula em quanto tempo abstinência de sexo começa a afetar a mente e o corpo; veja

Reprodução/Freepik
Especialista afirma que falta de oportunidade, de um local adequado ou de um parceiro são contextos que geram abstinência de sexo  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Freepik

Publicado em 11/08/2022, às 17h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma pessoa consegue viver bem sem fazer sexo por um longo período? Não faz muito tempo que o empresário bilionário Elon Musk publicou em suas redes sociais que “não faz sexo há séculos”, ao tentar se defender do boato de que teria se relacionado com Nicole Shanahan, ex-exposa de seu amigo e cofundador do Google, Sergey Brin.

De acordo com a ciência, é possível, sim, principalmente se for uma pessoa saudável, que gosta de praticar atos sexuais. Em entrevista ao jornal O Globo, a coordenadora do programa de estudos em sexualidade da Universidade de São Paulo (USP), Carmita Abdo, afirmou que o importante para a medicina é o sofrimento que o paciente possa ter sem praticar o ato sexual, causado angústia, mal-estar e desconforto.

"É uma questão pessoal e de livre-arbítrio. Aqueles que não querem fazer sexo por um determinado período, se não estiverem em sofrimento, não precisam se preocupar. O problema é quando se quer fazer, porém, por inúmeros motivos, como falta de oportunidade, de um local adequado ou de um parceiro, não faz e sente a necessidade daquilo. Isso causa um sentimento de vazio, um desejo descontrolado, levando a desfechos negativos", diz.

Segundo a especialista, esses desfechos negativos podem trazer riscos físicos e psicológicos graves, indo desde uma crise de ansiedade criada pelo desejo insatisfeito a uma depressão do sistema imunológico e posteriormente do sistema nervoso central. Dessa forma, a pessoa sente-se mais vulnerável, tem queda na autoestima, o corpo sofre alterações e fica fisicamente mais fraco, facilitando a chegada de doenças bacterianas, virais e até mesmo, dependendo do caso, infecções generalizadas.

"São várias as indagações que se passam na cabeça dessa pessoa, que acaba tendo seu quadro de saúde agravado e contribuindo para um maior período sem relações sexuais. Ela começa a se perguntar se é bonita o suficiente ou o porquê de ninguém se interessar por ela a ponto de não querer ir para a cama. Há outros desdobramentos também, como rejeitar contatos sexuais, por não ter tido êxito nas atividades anteriores e querer evitar novos vexames. É uma bola de neve, que vai ficando cada vez maior até explodir em ansiedade, depressão, vulnerabilidade imunológica e doenças físicas", continua.

Camila ressalta ainda que, para ser completo, o sexo precisa ser satisfatório para ambas as partes, pois é uma experiência plena que libera um maior fluxo de dopamina, endorfina e oxitocina, hormônios que fazem bem à saúde do corpo e da mente e ajudam na vontade de repetir o ato em outras ocasiões.

Ainda conforme cientistas, o tempo máximo de intervalo até a falta de sexo prejudicar a saúde física e mental varia de acordo com os hábitos sexuais de cada pessoa. Alguém com vida sexual ativa, ou seja, com pelo menos três encontros por semana, começa a sentir os primeiros sinais de sofrimento após  cerca de 30 dias sem sexo. Por sua vez, quem possui um intervalo maior, de 15 a 20 dias, não costuma se preocupar caso fique sem de três a quatro meses.

Um estudo do Instituto Kinsey para Pesquisas em Sexo, Gênero e Reprodução, nos Estados Unidos, mostra que frequência sexual varia de acordo com a idade e depende de diversos fatores, como estilo de vida, saúde e libido, e tende a cair ao longo dos anos.

Jovens de 18 a 29 anos, por exemplo, têm em média 112 relações sexuais por ano, equivalendo a três encontros por semana. Já entre adultos de 30 a 39 anos, a média cai para 86, correspondendo a cerca de 1,6 atividades sexuais por semana. Por fim, que vai dos 40 aos 49 anos tem 1,3 encontros sexuais semanais, totalizando 69 atividades por ano.

Mas não é todo mundo que se interessa por sexo. Essas pessoas conseguem canalizar a libido para outras atividades e conseguem ter os mesmos benefícios para a saúde física e mental. Além disso, pessoas se desinteressam pela vida sexual momentaneamente por questões religiosas, familiares, profissionais, por falta de tempo, pela orientação sexual ou por problemas sexuais, como a ejaculação precoce.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp