Saúde

Saiba como é possível reduzir peso sem fazer dieta

Reprodução/ Freepik
Uma das estratégias é colocar os alimentos em uma lista de permitidos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Freepik

Publicado em 16/08/2023, às 12h33   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

O Brasil possui, atualmente, cerca de 6,7 milhões de pessoas com obesidade, de acordo com o Ministério da Saúde. A obesidade é classificada através do índice de massa corporal, o IMC. No mesmo momento em que ganha peso, aumenta a preocupação com a estética fazendo com que as pessoas busquem soluções rápidas para entrar no padrão, como dietas restritivas que não dão resultado a longo prazo.

Segundo a colunista Verônica Laino, o problema é que as pessoas entraram num ciclo vicioso e se privam de conviver em eventos sociais com outras pessoas, para entrar dentro de um padrão. Muitas vezes, não conseguem nem atingir o peso desejado, frustram-se e comem mais para aliviar os sentimentos de ter falhado mais uma vez.

Em um dado momento me questionei: será que é possível reduzir peso sem fazer dieta restritiva? Sem me proibir de comer aquilo que gosto? Sem ter uma lista de alimentos permitidos e proibidos?
O grande segredo do sucesso é colocar todos os alimentos em uma lista de permitidos. Dentro dessa lista você os classifica em macronutrientes, que são os carboidratos, proteínas e gorduras. A partir daí, você vai tentar montar suas refeições, desde o café da manhã até o jantar, com pelo menos dois representantes desses macronutrientes. Assim você aprende a equilibrar os alimentos sem precisar restringi-los.

Fazendo dessa forma você vai conseguir aderir e sustentar essas mudanças a longo prazo, realmente mudando seus hábitos e encaixando aquilo que gosta de comer. Os carboidratos são a principal fonte de energia para nosso corpo e não precisamos excluí-los para reduzir peso —lembre-se que o segredo é combiná-lo com proteínas e gorduras, além de adicionar uma fonte de micronutriente na refeição, fazendo isso, ele fornece energia, além da refeição saciar você, afinal estará balanceada.

As proteínas podem ser de origem animal ou vegetal. As de origem animal são leite e derivados, carne, frango, peixe, ovos, porco e frutos do mar. Já as proteínas de origem vegetal são as leguminosas (feijão, ervilha, grão-de-bico, lentilha e soja).

Precisamos ficar atentos, pois as leguminosas contêm carboidratos em sua composição: em 100 g de feijão fradinho temos 13 g de carboidratos e 5 g de proteínas. Então toda vez que acrescentar as leguminosas, lembre-se que já temos boas fontes de carboidrato com elas. O segredo para o sucesso, de acordo com Verônica, é incluir alimentos para balancear o que você gosta e não excluir aquilo que é um hábito seu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp