Saúde

Saiba como impedir que o estresse e a ansiedade atrapalhem a produtividade no mês de dezembro

Divulgação / Freepik
Especialista dá dicas de como enfrentar e combater o estresse de final de ano  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik

Publicado em 14/12/2023, às 12h22 - Atualizado às 12h58   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

O mês de dezembro traz consigo muitas expectativas para o o novo ano que se aproxima e frustrações relacionadas às metas do ano atual que não foram alcançadas. Como resultado, a maior parte da população mundial, nesse período, sente os sintomas de estresse e ansiedade.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

De acordo com a psicóloga Ana Maria Rosso, presidente do International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR), em entrevista ao g1, “o estresse de fim de ano começa na segunda semana de novembro e costuma terminar apenas na primeira semana de janeiro”. 

Pesquisas da ISMA relatam que “a tensão, resultante do acúmulo de cansaço e excesso de preocupações e desilusões em diversos setores da vida pessoal, característico deste mês, aumenta em média, 75%, em relação ao restante do ano.

Segundo a especialista, as mulheres são as mais atingidas, com sintomas de irritabilidade, insônia, ansiedade, tensão e dores no corpo, pois, geralmente, acumulam mais funções que os homens.

A psicóloga, na reportagem ao g1, dá orientações para minimizar ou combater esses problemas:

Estabelecer e organizar as metas com objetivos realistas e tangíveis, monitorar o andamento dessas metas gradualmente, quantificar o processo e gratificar pelas conquistas de cada passo.

“O importante é realizar atividades físicas e trabalhos manuais prazerosos,ensaiar ou planejar comportamentos que queira mudar, estabelecer limites para gastos e manter a atenção no presente e no que está acontecendo agora”, finaliza.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp