Saúde

Saiba quando procurar atendimento médico em decorrência da gripe H3N2

BNews
Vírus H3N2, assim como o subtipo H1N1 da Influenza, provoca os típicos sintomas de gripe  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 15/12/2021, às 17h04 - Atualizado às 17h16   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O vírus H3N2 é um dos subtipos do vírus Influenza A, também conhecido como vírus do tipo A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados. É muito muito fácil de ser transmitido entre pessoas por meio das gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra, por isso a indicação do uso de máscaras de proteção facial.

O vírus H3N2 provoca os típicos sintomas de gripe, como dor de cabeça, febre, dor de cabeça e congestão nasal, sendo importante que a pessoa repouse e beba bastante líquidos para favorecer a eliminação do vírus do organismo. Além disso, segundo o site Tua Saúde, pode ser recomendado o uso de remédios que ajudam a combater os sintomas, como o Paracetamol e Ibuprofeno, por exemplo.

Principais sintomas:

Febre alta, acima dos 38ºC;
Dor no corpo;
Dor de garganta;
Dor de cabela;
Espirros;
Tosse,
Coriza;
Calafrios;
Cansaço excessivo;
Náuseas e vômitos;
Diarreia, que é mais frequente de acontecer em crianças;
Moleza.

O vírus H3N2 é mais frequente de ser identificado em crianças e em idosos, além de também poder infectar mais facilmente mulheres grávidas ou que tiveram o bebê em pouco tempo, pessoas que possuem o sistema imunológico comprometido ou que são portadores de doenças crônicas. Segundo especialistas, um médico deve ser procurado quando o paciente tiver os seguintes sintomas: febre alta por mais de três dias, falta de ar ou respiração ofegante, desmaios, confusão mental e pressão baixa. 

A capital baiana vive um surto de gripe, o que tem lotado as UPAs e o gripário da cidade. Para evitar a contaminação, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) pede que as pessoas se vacinem e continuem usando máscara. Saiba onde se vacinar contra a gripe em Salvador.

Casos em Salvador:

A capital baiana registrou nas últimas 24 horas mais 32 casos da influenza H3N2. Com isso, sobe para 109 o número de ocorrências de gripe notificados na cidade em 2021. Desse total, 106 foram notificados entre o final do mês de novembro e início de dezembro. Para conter o avanço do vírus na cidade, a Prefeitura de Salvador realizará um grande mutirão de vacinação contra influenza na sexta-feira (17). Por conta da intensificação, a estratégia contra Covid-19 será suspensa nesta data.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp