Saúde

Sobe para 109 número de casos de gripe em Salvador

Divulgação Prefeitura de Salvador
Prefeitura de Salvador realizará um grande mutirão de vacinação contra influenza na sexta-feira (17).  |   Bnews - Divulgação Divulgação Prefeitura de Salvador

Publicado em 15/12/2021, às 16h34   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A capital baiana registrou  nas últimas 24 horas mais 32 casos da influenza H3N2. Com isso, sobe para 109 o número de ocorrências de gripe notificados na cidade em 2021. Desse total, 106 foram notificados entre o final do mês de novembro e início de dezembro.
Para conter o avanço do vírus na cidade, a Prefeitura de Salvador realizará um grande mutirão de vacinação contra influenza na sexta-feira (17). Por conta da intensificação, a estratégia contra Covid-19 será suspensa nesta data.
“Mobilizaremos todas as equipes que atuam no processo de imunização para intensificar a vacinação da gripe na cidade. É uma medida para ampliar a cobertura vacinal no município com o intuito de conseguirmos quebrar a cadeira de transmissão do vírus da influenza na capital e, assim, reduzir os impactos do surto em nosso sistema de assistência de urgência”, afirmou Leo Prates.
Conforme  Adielma Nizarala, médica infectologista, a manutenção das medidas sanitárias adotadas para prevenção do coronavírus também é eficaz para proteger contra a influenza. A especialista afirma ainda que a gripe pode evoluir complicações graves. 
“Manter o uso da máscara, a lavagem contínua das mãos e o distanciamento social são medidas que ajudam a reduzir os riscos de transmissão da gripe. Os sintomas desse subtipo de vírus são semelhantes aos das outras síndromes gripais clássicas como febre alta, inflamação da garganta, dores no corpo, coriza e tosse persistente. Em alguns casos, a doença pode evoluir para um quadro mais grave com necessidade de cuidados hospitalares mais intensivos”, disse a infectologista. 
A vacinação contra a gripe segue em Salvador exclusivamente para o público elegível à estratégia. Estão habilitados para receber a dose do imunizante trabalhadores da saúde, crianças entre 6 meses e 6 anos; gestantes e puérperas; pessoas com mais de 60 anos; povos indígenas e quilombolas e pessoas com comorbidades ou deficiência permanente. Os postos também estão aplicando a 2ª naquelas crianças vacinadas pela primeira vez em 2021.

Leia mais: 

Bruno Reis ensaia cancelamento do Carnaval de 2022: “Não podemos correr o risco”

Bahia registra 93 casos de H3N2; 15 evoluíram para internação

China retoma importação de carne brasileira

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp