Saúde

Salvador deve ser 1ª cidade do país a adquirir exoesqueletos

Betto Jr./ Secom
Salvador vai construir pesquisa científica para que no país existam os protocolos de terapia da robótica  |   Bnews - Divulgação Betto Jr./ Secom
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

[email protected]

Publicado em 07/10/2023, às 08h10



A Prefeitura de Salvador anunciou o fechamento de um acordo para aquisição de quatro exoesqueletos infantis. Os equipamentos são inéditos no Brasil e serão utilizados para reabilitação em terapia e assistência do público atendido na unidade. O acordo de cooperação foi firmado com o Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC).

O exoesqueleto, uma tecnologia inovadora que existe hoje em apenas 20 países, permite que pessoas com mobilidade reduzida recuperem ou melhorem sua capacidade de locomoção e realizem atividades diárias com maior independência. 

O prefeito Bruno Reis (União Brasil), acompanhado da secretária municipal da Saúde (SMS) e vice-prefeita, Ana Paula Matos, visitou a sede da organização, em Alto Ondina, nesta sexta-feira (6), para assinar o protocolo de intenções formalizando a iniciativa.

"Seremos a primeira cidade do Brasil a ter exoesqueletos que auxiliarão na locomoção de crianças com deficiência, em especial aquelas com paralisia cerebral, utilizando o que há de mais moderno. Há apenas 300 exoesqueletos no mundo, em 20 países. E nós, aqui em Salvador, teremos quatro deles. O investimento é de R$ 2,5 milhões", destacou Bruno Reis, em nota.

De acordo com a titular da SMS, Ana Paula Matos, a partir da aquisição dos equipamentos, Salvador vai construir pesquisa científica para que no país existam os protocolos de terapia da robótica com exoesqueletos - inclusive amparando a Anvisa na certificação desses dispositivos. 

"A Prefeitura vai inaugurar ainda este ano a Escola de Saúde Pública, que vai ter um grupo de iniciação de pesquisa científica que vai aportar os R$2,5 milhões para aquisição dos quatro exoesqueletos", reforçou Ana Paula.

A criadora dos aparatos tecnológicos que serão trazidos para Salvador é a empresa canadense Trexo Robotics. O NACPC será a primeira entidade sem fins lucrativos a apresentá-los em território brasileiro. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp