Saúde

Secretária diz que dados atualizados do Ministério da Saúde podem apontar epidemia de H3N2 na Bahia

Surto de H3N2 na Bahia - BNews
Atualmente, o cenário do vírus H3N2 na Bahia é de surto  |   Bnews - Divulgação Surto de H3N2 na Bahia - BNews

Publicado em 23/12/2021, às 11h30   João Brandão e Lara Curcino


FacebookTwitterWhatsApp

A secretária de Saúde da Bahia, Tereza Paim, analisou, nesta quinta-feira (23), a situação do surto do vírus H3N2 no Estado. De acordo com ela, é possível que o cenário já seja de uma epidemia, já que os dados do Ministério da Saúde estão comprometidos.

A pasta federal sofreu ataques de hackers em dezembro e a base de dados do ministério foi altamente comprometida. Por causa disso, as informações sobre a Covid-19 também foram prejudicadas.

“A gente ainda não pode dizer que a Bahia vive uma epidemia do vírus H3N2. As notificações estão sendo realizadas, mas a gente tem um problema com o Ministério da Saúde em relação ao retorno dessa base de dados. Ainda ontem tivemos uma conversa com a pasta pedindo celeridade no retorno do sistema, para que a gente possa ter um status epidemiológico correto”, explicou.

O secretário municipal de Saúde, Leo Prates, destacou, em entrevista ao BNews Agora, que outro problema que pode gerar subnotificação e imagem distorcida de quadro do vírus é que muitas pessoas não procuram um médico ao perceber sintomas.

A secretária ainda pediu que a população tome os cuidados necessários, assim como fez com a Covid-19, para que a situação não fuja do controle na Bahia. Ela também reforçou que sintomas leves devem ser tratados nas unidades básicas de Saúde e casos mais graves devem buscar unidades de Pronto Atendimento.

“A gente alerta a população para se prevenir. O que está acontecendo é uma antecipação do que pode ocorrer no período do Carnaval em 2022. As pessoas se acomodaram, tiraram a máscara, aglomeraram. E isso causou um surto de gripe que chegou rapidamente.”

Tereza Paim também fez um pedido ao Ministério da Saúde de incremento das doses da vacina contra a gripe e lembrou que o Instituto Butantan trabalha para que o imunizante também proteja contra o H3N2.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp