Saúde

Secretário anuncia chegada de vacinas contra gripe em Salvador; megaoperação acontece na sexta (17)

Megaoperação de vacina contra gripe acontece na sexta (17) em Salvador - Jefferson Peixoto/Secom PMS
Cidade vive surto da gripe; megaoperação de vacina será aberta a todos os públicos  |   Bnews - Divulgação Megaoperação de vacina contra gripe acontece na sexta (17) em Salvador - Jefferson Peixoto/Secom PMS

Publicado em 15/12/2021, às 19h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário municipal de Saúde, Leo Prates, anunciou nesta quarta-feira (15), no programa BNews Agora, da Piatã FM, que acaba de chegar em Salvador um lote de vacina contra a gripe para a megaoperação que vai acontecer na sexta (17), aberta a todos os públicos.

A cidade enfrenta um surto do vírus da gripe H3N2, com 109 casos registrados em 2021, sendo 32 somente nesta quarta. Até o momento, a imunização ocorre somente para públicos prioritários.

“Acaba de chegar um lote de vacina da gripe e na sexta vamos suspender a imunização contra a Covid-19 para realizar uma megaoperação para conter o avanço desse vírus H3N2 na cidade”, informou o secretário.

Leo Prates também comentou sobre a situação da circulação do vírus no município. Ele alerta para o risco de uma epidemia em Salvador.

“São 109 casos notificados, mas sabemos que tem pessoas com sintomas leves que não vão a uma unidade de saúde, então a estimativa é de que sejam mais ocorrências. O cenário é de muita preocupação, de aceleração da doença. Já tivemos hoje 32 casos em 24 horas, se chegarmos a um nível de 50 casos em um dia, já estaremos em uma epidemia”, explicou ele.

O gestor da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pediu ainda que os contaminados utilizem máscara até mesmo dentro de casa, como forma de prevenir que o vírus se dissemine.

“Em 2020 tivemos uma queda brutal da gripe por causa do uso da máscara. Então esse equipamento é nossa grande arma contra a Covid e contra a própria gripe. Peço que as pessoas que estão infectadas utilizem máscara até dentro de casa, porque a gente já tem notícia de famílias inteiras contaminadas. Estamos em uma avalanche de infarto e AVC, agora temos o surto de gripe. Se chegarmos a uma epidemia de H3N2 e surto de aedes aegypti, o sistema de saúde não vai aguentar”, alertou.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp