Saúde

Primeiro caso de varíola dos macacos é confirmado em Cairu

Agência Brasil
Além do caso em Cairu, a Sesab confirmou também o 12º caso em Salvador  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 06/08/2022, às 07h20   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma doença conhecida por proporcionar erupções cutâneas, dor de cabeça e febre, a "Monkeypox" ou varíola dos macacos se manifestou em mais dois indivíduos, em Salvador, e outro na cidade de Cairu, no sul da Bahia. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), nesta sexta-feira (5).

Em Salvador, já são acumulados 12 casos de varíola dos macacos. Já o município de Cairu acaba de ter confirmado o primeiro registro. Outras duas cidades também já teve casos confirmados, são elas: Santo Antônio de Jesus e Ilhéus.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador informou que do total de ocorrências confirmadas na capital baiana, 11 são pacientes do sexo masculino e um feminino. Outros 76 casos seguem sob investigação na cidade.

Em razão da demanda, de acordo com o G1, a Prefeitura de Salvador vai executar o plano de ação que consiste em disponibilizar 28 unidades básicas de referência para atendimento e coleta laboratorial e 16 unidades de urgência e emergência. O plano começará a funcionar a partir desta segunda-feira (8).

Quando chegou na Bahia

Foi no dia 13 de julho que a Bahia confirmou o primeiro caso da doença. Contudo, atualmente, de acordo com o órgão de saúde, a Bahia tem 90 casos suspeitos da doença.

Vale ressaltar que os principais sintomas da doença são febre, dores de cabeça, musculares e nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, geralmente dividida em dois períodos:

  • Invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa;
  • Erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp