Saúde

Teste de Covid pela garganta é mais eficaz do que pelo nariz, diz estudo

Thomas G/Pixabay
Pesquisadores acreditam que amostras de secreção da garganta melhoram a sensibilidade do teste de Covid  |   Bnews - Divulgação Thomas G/Pixabay

Publicado em 07/12/2023, às 19h04   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Um estudo recente feito por pesquisadores do Hospital Universitário de Copenhagen, na Dinamarca, descobriu que o teste rápido de antígeno para a Covid-19 feito por um profissional de saúde a partir do esfregaço da garganta é mais eficaz do que pelo nariz. A descoberta foi publicada na revista Jama Network Open na quarta-feira (6).

Durante a pandemia, o teste rápido se popularizou pela praticidade e agilidade do diagnóstico, permitindo a coleta da secreção do nariz ou garganta em poucos segundos.

Neste novo estudo, pesquisadores queriam descobrir se a sensibilidade do teste varia de acordo com o meio de coleta e quem faz o exame (seja por um profissional de saúde ou em casa, com o autoteste).

Para isso, eles analisaram os testes de 2.941 participantes com idade média de 40 anos. Cerca de 40% deles apresentavam sintomas de Covid-19 e 30,9% foram positivos para a infecção viral.

As amostras de garganta coletadas por profissionais de saúde tiveram sensibilidade média de 69,4%, enquanto a dos testes nasais foi de 60%.

Com isso, os pesquisadores descobriram que o resultado muda quando o exame é feito pelo próprio paciente. As amostras nasais de autoteste foram mais eficazes do que as de garganta, com sensibilidade média de 71,5% e 58%, respectivamente.

Os cientistas sugerem que adicionar uma amostra de garganta à prática padrão de coleta de amostra nasal poderia melhorar a sensibilidade para testes rápidos de antígeno em serviços de saúde e em ambientes domiciliares.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp