Saúde

Vacina contra HPV em Salvador é disponibilizada para imunossuprimidos de até 45 anos

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Imunizante contra o HPV teve oferta ampliada após determinação do Ministério da Saúde  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 14/07/2022, às 19h17   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A vacina contra o HPV (papilomavírus humano) passou a ser ofertada gratuitamente em Salvador a pacientes imunossuprimidos de até 45 anos, público que não fazia parte dos que recebiam o imunizante pela rede pública.

A aplicação nos postos acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h, nos 156 postos de saúde da cidade. A decisão ocorre após uma determinação do Ministério da Saúde, que alertou que pessoas com HIV/Aids e transplantados possuem um risco quatro vezes maior de desenvolvimento de cânceres associados ao HPV.

Podem também tomar a vacina contra o HPV meninas com idade entre 9 e 14 anos, meninos com idade entre 11 e 14 anos e pacientes oncológicos. Ao todo, são necessárias três doses para garantir a proteção completa.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, no Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas estejam infectadas pelo vírus do HPV. Anualmente, cerca de 700 mil novos casos de infecção são registrados no país.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp