Saúde

Nipah: Saiba se o vírus encontrado na Índia pode causar nova pandemia

Pixabay
Vírus Nipah virou assunto de interesse mundial após contágio na Ásia  |   Bnews - Divulgação Pixabay
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 24/09/2023, às 05h15


FacebookTwitterWhatsApp

Há mais ou menos um mês, o vírus Nipah, conhecido como “Vírus da Índia”, virou assunto entre os países. A doença foi descoberta em território Asiático e seu primeiro diagnóstico foi em 1998, na Malásia.

Em entrevista ao Bnews, o infectologista Fábio Amorim falou sobre a contaminação da doença e explicou como ela se espalha. "O vírus Nipah se espalha quando a pessoa entra em contato com porcos e morcegos infectados. Por isso, para se previnir, é importante evitar contato com esses animais", enfatizou o médico. 

Questionado sobre a mortalidade do vírus, Fábio Amorim contou que a contagem de óbitos por conta da doença tende a subir "por se tratar de áreas do mundo de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

O médico pontuou ainda quais os sintomas mais comuns da infecção: febre, cefaléia, mialgia, artralgia e até mudança de comportamento, com alterações neurológicas.

Sobre a possibilidade do vírus se transformar em uma ameaça mundial, BNews procurou o infectologista Adriano Oliveira para dar detalhes sobre o assunto.  "O Nipah é um vírus de transmissão aérea. Ele não está muito bem adaptado ao ser humano e pouquíssimos casos foram registrados na história. Das pessoas que foram infectadas, a letalidade é muito alta, girando em torno de 50, 60 e 70% de letalidade", pontuou.


Dr. Adriano finalizou: 'Ele (o vírus) pode se tornar uma grande ameaça, tanto local, quanto mundial, então, sim, podemos chegar à formação de uma pandemia como o vírus Corona", disse.


O [Nipah ainda não é prioridade nos debates globais sobre saúde mundial, porém já está sendo observado por especialistas. A princípio, mais de 100 mortes já foram registradas na Ásia. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp