Serviços

NOA Cidadão possibilita rápida comunicação de ocorrências de trânsito na capital

Publicado em 12/07/2016, às 07h57   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Já está em funcionamento um novo aplicativo que promete melhorar a mobilidade dos cidadãos em Salvadorː o NOA Cidadão. O aplicativo colaborativo do Núcleo de Operação Assistida, que pode ser baixado em aparelhos móveis, é um canal seguro e imediato de comunicação para que as pessoas possam reportar problemas nas vias da cidade. Os detalhes foram apresentados na sede da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), no Vale dos Barris, em coletiva que contou com as presenças do prefeito ACM Neto e do superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, nesta segunda-feira (11).
Após o download, disponível na Apple Store e no Google Play, o app de 15 MB está pronto para ser acionado. O usuário tem que se cadastrar, fornecendo dados básicos como nome completo, endereço, e-mail e senha. Mensagens e alertas sobre situações emergenciais também são enviadas aos cidadãos em tempo real. Alterações permanentes e temporárias são comunicadas sem a necessidade de acesso ao aplicativo. A primeira mensagem visualizada é um alerta para que não use o celular enquanto dirige.
Na tela principal, ícones para comunicar acidentes, semáforos com defeito, óleo na pista, estacionamento irregular, problemas com sinalização, veículos quebrados na via e outras interferências, como postes e árvores caídos, animais e buracos no caminho, incêndio, manifestações e pontos de alagamento. Má conduta ou ausência de guardadores de veículos também podem ser lançadas. A ocorrência pode ainda ser detalhada por tipo, com endereço, espaço para comentário e possibilidade de envio de foto.
O aplicativo mostra o histórico de solicitações de cada usuário, oferecendo possibilidade de registro de seu próprio acidente, ligação direta para a ouvidoria Fala Salvador, além de acesso ao Facebook e ao Twitter oficiais da Transalvador. Em caso de trote, o usuário recebe uma mensagem informando o caráter criminoso de sua ação, alertando-o para a possibilidade de ser banido do aplicativo se houver reincidência. Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico noacidadao.com.br.
“Tem sido uma marca da nossa gestão trabalhar com o que há de mais moderno em termos de tecnologia. Ano passado, lançamos o Núcleo de Operação Assistida (NOA), facilitando a gestão e a tomada de decisões sobre o trânsito da nossa cidade. Agora estamos em fase de implementação dos semáforos inteligentes. O aplicativo, somado ao controle que existe hoje das nossas câmeras feito pelo NOA, junto à implementação do sistema dos semáforos inteligentes – que será lançado em breve –, junto ao sistema de controle do transporte, passamos a posicionar Salvador no que há de mais moderno na vanguarda das ferramentas tecnológicas à disposição para facilitar a vida no cidadão no que se refere à mobilidade”, afirmou o prefeito.
Toda uma estrutura de retaguarda foi montada pela Transalvador a fim de prestar o melhor atendimento aos cidadãos. Prepostos atuarão 24 horas no Núcleo de Operação Assistida (NOA) para responder às demandas. Inicialmente, o software distribuirá sistemática e inteligentemente as solicitações que chegarão através do aplicativo, sendo encaminhadas aos setores internos e às gerências de Fiscalização, de Sinalização e de Projetos de Trânsito. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp