Serviços

"Gato de água" é descoberto em restaurante do Cabula

Divulgação
As fraudes também eram realizadas em residências do bairro   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 10/11/2017, às 13h46   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Na última quarta-feira (8), uma operação conjunta entre a Embasa e as polícias Militar, Civil e Técnica, descobriram "gatos de água" no bairro do Cabula, em Salvador. De acordo com o órgão, um restaurante e duas residências na Avenida Silveira Martins usufruíam clandestinamente do abastecimento da rede pública, que estima prejuízo de mil metros cúbicos, ou seja, mais de um milhão de litros de água.

"Durante a verificação, foram detectadas fraudes nos locais inspecionados, que estavam se abastecendo irregularmente por meio de ramais clandestinos. As fraudes foram completamente retiradas ao fim da operação", observa Daniel Lima Júnior, gerente comercial da Embasa para a região do Cabula.

Após detectar as fraudes, foi aplicada multa no valor de R$ 4,5 mil.  A prática é qualificada crime contra o patrimônio, de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cujo parágrafo 3º, ao tratar de furtos, equipara "à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico". A pena prevista é reclusão de um a quatro anos, além de multa. Porém, segundo os técnicos da Embasa, os responsáveis pelos imóveis não estavam presentes no momento da operação.

O órgão destaca que ações fraudulentas envolvendo a utilização da água canalizada e tratada pela Embasa são responsáveis pelo desvio indevido de cerca de dois bilhões de litros de água por mês, em Salvador e Região Metropolitana. Além das perdas físicas e financeiras e do risco de contaminações na rede distribuidora, o furto de água prejudica o abastecimento de quem paga em dia a conta.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp