Serviços

Sesab anuncia campanha de vacinação contra sarampo em dez cidades da Bahia

Divulgação/ Sesab
Segundo a Sesab, o intuito é atingir pelo menos 95% de cobertura vacinal  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Sesab

Publicado em 06/09/2019, às 19h32   Redação BNews



O secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, anunciou uma campanha de vacinação contra o sarampo que vai atuar em pelo menos cidades baianas e entroncamentos rodoviários. Segundo a Sesab, o intuito é atingir pelo menos 95% de cobertura vacinal. 

O secretário de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, afirmou que está em processo de conscientização da população, além de vacinar no aeroporto e na rodoviária.

Dos 2.753 casos confirmados de sarampo no Brasil até 31 de agosto, 98,3% (2.708) estão concentrados no estado de São Paulo. Assim, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) alerta que todos os baianos com viagem marcada para o estado de São Paulo sejam vacinados contra o sarampo. A iniciativa foca naqueles viajantes que nunca foram imunizados ou que tenham esquema vacinal incompleto, principalmente crianças. 

Ainda conforme a Sesab, os passageiros que retornaram, nos últimos 30 dias, do estado paulista ou destinos internacionais com risco aumentado para o sarampo, caso apresentem febre e manchas vermelhas pelo corpo, acompanhado de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, devem procurar uma unidade de saúde para atendimento imediato. Para se vacinar, o cidadão deve se dirigir a um Posto ou unidade Básica de Saúde em sua cidade, portando a carteira de vacinação.

Confira abaixo o esquema vacinal por idade, orientado pelo Ministério da Saúde, de acordo com o atual cenário epidemiológico

De 6 a 11 meses
O bebê deve receber a dose zero da vacina Tríplice Viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

Aos 12 meses
Receber a 1ª dose de rotina da vacina Tríplice Viral.

Aos 15 meses
Receber a 2ª dose de rotina da vacina Tríplice Viral.

1 a 29 anos
Caso não tenha sido vacinado anteriormente, deve receber duas doses da vacina Tríplice Viral, com intervalo de 30 dias.

30 a 49 anos
Caso não tenha sido vacinado anteriormente, deve receber uma dose da vacina Tríplice Viral.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp