Serviços

Prefeitura intensifica fiscalização em período de carnaval

Secom
Bnews - Divulgação Secom

Publicado em 12/02/2021, às 17h18   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar de suspenso, a prefeitura de Salvador vai intensificar a fiscalização dos protocolos sanitários a partir desta sexta-feira (12) até a próxima terça-feira (16), para evitar aglomerações, principalmente nos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Centro) e Batatinha (Pelourinho), além dos bairros com tradição da folia. 

Guarda Civil 

Os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) vão atuar com viaturas no Circuito Dodô, das 17h às 22h, nesta sexta (12) e sábado (13), com paradas em pontos estratégicos entre o Porto da Barra e o Morro do Cristo. A ação vai monitorar qualquer situação que envolva aglomerações, a exemplo de manifestações culturais, além de denúncias de poluição sonora e comércio de ambulantes. 

Já de domingo (14) a terça-feira (16), a mesma ação será realizada no Circuito Osmar, com rondas desde o Campo Grande até as ruas Chile e Carlos Gomes. No Circuito Batatinha, no Pelourinho, agentes do Grupo de Apoio ao Turista (GAT) ficarão em observação e farão rondas pontuais, caso percebam qualquer manifestação cultural ou aglomeração. 

Sedur e Semop 

As secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e Ordem Pública (Semop) deverão ampliar o efetivo para fiscalizar, nesses dias em que aconteceria a folia de Momo, o cumprimento das normas determinadas pelos decretos municipais de combate à Covid-19 e proteção à vida nos estabelecimentos e comércio informal. 

Além dos itens exigidos pelos protocolos sanitários, as equipes da Sedur vão verificar o horário de funcionamento dos estabelecimentos, permitido das 11h até meia-noite e, também, se o local possui alvará de utilização sonora, caso haja som ao vivo. A Semop vai evitar que exista o comércio irregular nas ruas, evitando aglomeração de pessoas. 

Vale lembrar que a Operação Força-Tarefa, que acontece aos finais de semana envolvendo a Sedur, Semop, GCM e Polícia Militar, vai prosseguir com a fiscalização do cumprimento dos decretos em vigor, de forma a inibir a propagação do novo coronavírus na cidade. 

Itapuã e Rio Vermelho

O município também vai intensificar a fiscalização nos bairros de Itapuã e Rio Vermelho, que estão sob as normas estabelecidas no decreto n° 33.456/2021. A legislação determina que bares e restaurantes estão autorizados a funcionar às sextas, sábados e domingos no horário previsto no protocolo do segmento. Está proibida a comercialização e consumo de bebidas em espaços públicos, às sextas, sábados e domingos, das 17h às 7h do dia seguinte. 

Os estabelecimentos também não podem comercializar e entregar alimentos e bebidas para pessoas que estejam em pé, tanto nas áreas internas, quanto externas. Há, ainda, obrigatoriedade da delimitação, com barreiras físicas, das áreas externas dos restaurantes e bares.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp