Serviços

Curso de defesa pessoal é oferecido a mulheres vítimas de violência na Bahia

Divulgação/SSP-BA
Projeto é uma iniciativa da Operação Ronda Maria da Penha de Itaparica   |   Bnews - Divulgação Divulgação/SSP-BA

Publicado em 27/07/2021, às 21h56   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um curso de defesa pessoal está sendo oferecido a mulheres vítimas de violência na Bahia. A iniciativa é uma estratégia da Operação Ronda Maria da Penha (ORMP) de Itaparica, Região Metropolitana de Salvador (RMS), para ajudar as assistidas a se protegerem. Idealizada em 2020, a capacitação chegou a ser adiada em razão da pandemia da Covid-19, e teve início nesta terça-feira (27).

De acordo com a subcomandante da ORMP de Itaparica, sargento Rosenir Almeida dos Anjos, o objetivo é fazer com que as mulheres possam vir a se defender dos seus agressores. “Essas mulheres precisam dessa ajuda e nós estamos aqui preparadas para assisti-las em todos os aspectos. Todos nós ficamos muito felizes em dar esse passo a mais no combate à violência doméstica. Não queremos que elas partam pra cima de ninguém e, sim, que se defendam de seus agressores e consigam pedir socorro”, explica oficial.

O curso será ministrado pela manhã, das 9h às 10h e das 10h às 11h, e no turno da tarde, das 14h às 15h e das 15h às 16h. As aulas serão aplicadas por policiais do “Projeto Paz”, da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), que também ensinam jiu-jitsu a crianças com idade escolar.

Durante as aulas, as vítimas receberão orientações de como se defender das mais diversas formas de violência doméstica. “Nossa equipe conta com seis policiais e trabalha de maneira organizada e objetiva, divididos entre o administrativo, que liga para as vítimas e aciona a outra parte, que chamamos de rua, para que eles visitem as mulheres e as acompanhem para saber se precisam de alguma coisa. Ajudamos tanto com exames médicos e até com a alimentação dessas mulheres”, concluiu a major Rosenir.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp