Serviços

Mutirão com serviços gratuitos atende moradores do subúrbio

Publicado em 11/03/2012, às 20h38   Redação Bocão News




Os moradores do subúrbio ferroviário de Salvador tiveram acesso neste sábado (10) a mais um conjunto de serviços intermediados pelo programa Pacto Pela Vida. Os secretários de Estado, Carlos Brasileiro (Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza) e Jorge Solla (Saúde) conferiram de perto o andamento dos trabalhos.

O Mutirão Social concentrou no bairro Fazenda Coutos III, próximo à Base Comunitária de Segurança, diversas ações, como realização de exames rápidos (testes de HIV/Aids), inscrições para cursos profissionalizantes (pizzaiolo e informática), palestras sobre higiene pessoal com profissionais de saúde e segurança doméstica com o Corpo de Bombeiros, recadastramento no Bolsa Família, emissão de documentos, como carteira de identidade e certidão de nascimento, além de atividades recreativas oferecidas pela Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb).

Um dos serviços mais procurados pelos moradores foi a emissão de documentos. Dona Cristiane Dias, moradora de Alto de Coutos, aproveitou a oportunidade para solicitar a segunda via das certidões de nascimento dela e da filha. “Muito proveitoso. A comunidade estava precisando”, declarou. Os documentos são gratuitos e deverão ficar prontos entre 10 e 15 dias. Após este período, basta procurar a Base Comunitária de Fazenda Coutos para fazer a retirada.

Adultos e crianças que vivem no bairro Fazenda Coutos e região aproveitaram a palestra sobre cuidados odontológicos para conhecer mais dicas sobre higiene pessoal. De acordo com o dentista Agnaldo Galvão, responsável por dar as dicas odontológicas, “as pessoas devem evitar o consumo exagerado de açúcar, em especial, com as crianças. A forma e os horários corretos de escovar os dentes também são alguns pontos fundamentais para evitar a cárie”.

Atenta às informações repassadas pelo odontologista, a professora do primário Genilce Santana dos Santos afirmou que alguns conceitos são novos para ela. "Esta palestra foi muito útil. Vou passar em sala de aula também”, disse a educadora. Ainda no âmbito da saúde, centenas de pessoas aproveitaram para aferir pressão, realizar testes de glicemia, fazer exames de vista e triagem para tratamento de glaucoma e catarata. Em alguns casos, houve indicação e encaminhamento para cirurgia.


Fonte: Agecom

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp