Serviços

Black Friday: Especialista dá dicas para consumidores aproveitarem promoções

Joilson César / BNews
Principal pilar para um consumo consciente nesta época do ano é o planejamento, diz especialista  |   Bnews - Divulgação Joilson César / BNews

Publicado em 25/11/2022, às 08h16 - Atualizado às 08h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Há anos que a última sexta-feira de novembro representa um crescimento no consumo. Muitas pessoas, inclusive, já aguardam essa data, que este ano acontece no dia 25, para aproveitar as promoções. De acordo com o educador financeiro do Sicoob, Eduardo Trigueiro, esse também é o momento ideal para dar dicas e orientações financeiras importantes que vão auxiliar a população na hora das compras.

Segundo Eduardo, o principal pilar para um consumo consciente nesta época do ano é o planejamento. Por isso, ele ressalta a importância de não comprar produtos só pelos descontos, sem que haja uma real necessidade.

A segunda dica é realizar a pesquisa de preço. “Se você estiver na busca por um produto específico, compare os valores em todas as lojas antes de efetuar a compra. Hoje existem ferramentas que fazem esse trâmite de forma rápida e muito eficaz”, comenta o educador. “Comece a analisar o preço pelo histórico, pelo menos três meses antes da promoção. Você vai ver se está compensando ou não”, destaca.

Na sequência, ficar atento aos golpes também é muito importante. Afinal, nesta época do ano sites fakes surgem vendendo produtos com valores para além do normal. “Se você precisa de um produto e em determinado site o valor estiver muito abaixo de outros comércios, desconfie. Também há ferramentas, principalmente os sites de reclamações, em que é possível verificar a idoneidade do portal que está apresentando aquela oferta”, diz.

Estabelecer metas de gastos é uma das dicas mais importantes. “Se dentro do seu orçamento você pode arcar com determinado valor de parcela sem gerar um problema financeiro, aproveite. Caso contrário, você poderá entrar em uma dívida, visto que no mês seguinte terá novos gastos com as festas natalinas e, no início do ano, com IPTU, IPVA e outros gastos”.

Aproveitar as ofertas do dia 25 de novembro para adiantar alguns presentes natalinos também é uma ótima opção. “Do dia da compra até o Natal, é menos de um mês. Portanto, aproveite essa data para adiantar alguns itens, se estiver dentro do seu orçamento e necessidade”.

A última orientação é ficar de olho no valor do frete, pois nem sempre a compra pela internet sai mais barato do que a loja física. “Com isso, voltamos ao primeiro item: a pesquisa de preço. Às vezes, quando for somar tudo, o produto pode sair mais em conta na loja física”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp