Ciência

Provedores regionais geram economia de até 50% para o governo estadual

Reprodução/ Agência Brasil
Eles utilizaram uma rede de comunicação de dados por fibras óticas que conseguiu sustentar a conexão de todos os órgãos envolvidos com a segurança do Carnaval e apoio ao cidadão  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Agência Brasil

Publicado em 17/04/2019, às 22h26   Redação BNews



Provedores regionais de internet ajudaram o Governo do Estado a economizar até 50% com os gastos com conectividade. Assim como na festa do ano passado, durante o Carnaval de 2019, a estrutura das polícias militar, civil, técnica e outros setores da administração foram interligadas através dessas empresas regionais.

Os provedores utilizaram uma rede de comunicação de dados por fibras óticas que conseguiu sustentar a conexão de todos os órgãos envolvidos com a segurança da festa e apoio ao cidadão. Através deles, foram garantidas também a transmissão das imagens das câmeras, o acesso aos sistemas da Rede Governo e as trocas de informação da estrutura montada para atender o Carnaval.

Como em 2018 pequenos provedores locais atenderam de forma exitosa setores estratégicos da festa, o governo decidiu repetir a ideia no ano seguinte. De acordo com a Anatel, na Bahia os provedores regionais concentram cerca de 30% dos assinantes banda larga em relação às grandes operadoras.

O presidente da Associação dos Provedores de Internet da Bahia (PROBAHIA), Othon Santana, destacou que a entidade tem visitado os órgãos da administração estadual para mostrar que o aumento da capacidade e disponibilidade da comunicação para o estado, através da Rede Governo, só é possível com a participação dos provedores regionais. Ele acredita que o governo reconhece a importância dos provedores regionais, principalmente para aplicações de inclusão digital, mas precisa ampliar as discussões da participação do segmento na nova Rede. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp