Ciência

Cantora confessa ter feito pix errado e lamenta na web; saiba o que fazer se acontecer com você

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A própria artista contou o ocorrido aos seus seguidores através de um post em seu perfil no Twitter   |   Bnews - Divulgação Ilustrativa

Publicado em 01/09/2021, às 13h04   Redação BNews


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Lexa voltou a virar assunto nas redes sociais por causa de assuntos financeiros. Depois da repercussão da compra à vista de um carrão blindado no valor de quase R$ 400 mil, agora a funkeira contou aos seus seguidores, um prejuízo que teve, de forma um tanto inusitada.

Em seu perfil oficial do Twitter, a cantora confessou que fez um pix errado. "Eu n tô acreditando que eu mandei um Pix errado gente! Juro...", publicou. Pix é o meio de pagamento eletrônico instantâneo, de baixo custo e com segurança, do Brasil.

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A revelação gerou comentários dos internautas, que brincaram com a situação. "Infelizmente não veio errado p minha conta miga", respondeu uma seguidora. "Morro de medo disso acontecer e olha que nem tenho grana direito", postou outra. "Manda p mim aí um de 5 mil pfv", pediu mais um.

Pix errado pode ter estorno?
Mas, o que aconteceu com Lexa pode acontecer com qualquer pessoa que utiliza o sistema de transferência. Agora, será que é possível ter estorno de um pix feito de forma incorreta? Segundo um artigo publicado pelo escritório FRLN Advogados, a resposta é sim.

Conforme a publicação, a primeira medida adequada a ser tomada seria o registro e armazenamento de todas as informações, como por exemplo: prints da tela do aplicativo bancário, comprovante de transferência, nome, CPF, e-mail ou telefone da chave do PIX do recebedor das transferências. Com essas informações, recomenda-se a solicitação do estorno da transferência diretamente nos meios de atendimento da instituição bancária.

Caso a alternativa anterior não seja frutífera, é interessante buscar o Sistema de Registro de Demandas do Cidadão (RDR) do Banco Central do Brasil. Por meio desse sistema, o usuário do PIX pode registrar uma reclamação no Fale Conosco do BACEN contra a instituição bancária solicitando a devolução dos valores, nos seguintes casos:

Pix não creditado;
Pix não reconhecido;
Pix feito em duplicidade (erro na plataforma do banco);
Demora na efetivação do PIX;
Problemas relacionados a chaves PIX;
Cobrança de tarifas indevidas;
Produto de funcionalidade obrigatória não ofertada;
Fraudes e golpes;

Ainda segundo o artigo, o Manual de Resolução de Disputas do PIX, orienta que o processo de resolução só pode ser iniciado após o esgotamento das tratativas entre as partes envolvidas, devendo o pedido ser efetuado por pessoa que esteja efetivamente cadastrada no PIX no prazo de 45 dias a contar da ocorrência.

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